Tempo
|
A+ / A-

Papa pede aos cristãos que “abram o coração” na preparação do Natal

24 nov, 2021 - 12:07 • Ângela Roque

Francisco espera que o tempo do Advento, que se inicia domingo, seja transformador. Na Praça de São Pedro já foi instalada a árvore de Natal, cumprindo uma tradição de quatro décadas.

A+ / A-

O Papa Francisco convidou, esta quarta-feira, os cristãos a preparem o Natal com a ajuda dos “símbolos” do Advento, o novo tempo litúrgico do calendário católico que tem início no próximo domingo.

O Advento “prepara-nos para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus e recorda-nos que a vida humana é uma espera contínua”, afirmou o Papa, para quem este é um tempo que ajuda a recentrar no essencial e a transformar “a esperança na certeza de que Aquele que esperamos nos ama e nunca nos abandona”.

“Desejo que cada um de vós abra o seu coração ao Senhor, para preparar o caminho àquele que vem preencher todas as nossas fraquezas humanas com a luz da sua presença”, disse Francisco no final da audiência pública desta quarta-feira, que decorreu no Auditório Paulo VI.

Na Praça de São Pedro já foi instalada a tradicional árvore de Natal. Esta é uma tradição que já se estende por quatro décadas. Teve início em dezembro de 1982, com João Paulo II.

Este ano o abeto escolhido veio da região italiana de Trentino, tem 28 metros de altura e vai ficar junto de um presépio oriundo dos Andes peruanos até ao dia 9 de janeiro.

A preocupação ambiental está bem presente nesta quadra – para além da árvore escolhida ter um selo de “Gestão Florestal Sustentável”, a iluminação será feita com um sistema LED de baixo consumo energético.

São José e a JMJ 2023

Na audiência pública desta quarta-feira o Papa prosseguiu o ciclo de reflexões sobre São José, cuja presença discreta continua a proteger a Igreja.

“Todos podem encontrar em São José o homem que passa despercebido, o homem da presença diária, discreta e escondida, um intercessor, um apoio e um guia em tempos de dificuldade”, disse Francisco, que durante a saudação aos peregrinos de língua portuguesa, voltou a referir-se à próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, propondo a figura de São José como exemplo e referência para a “peregrinação espiritual” que vai ser feita até ao encontro de 2023.

“Nesta peregrinação espiritual, deixemo-nos fascinar pelo coração humilde e disponível de São José para com os outros. E seguindo o seu exemplo, cuidemos das relações significativas na nossa vida”, aconselhou o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+