Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa diz que pandemia colocou em crise muitas certezas

23 nov, 2021 - 16:50 • Ana Lisboa

As declarações de Francisco foram feitas numa mensagem de vídeo dirigida aos participantes da Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Cultura.

A+ / A-

O Papa afirmou esta terça-feira que a pandemia levanta questões fundamentais sobre a sociedade e a vida, exigindo respostas que apresentam "uma nova perspetiva humanista".

Francisco considera que "a pandemia colocou em crise muitas certezas em que se baseia o nosso modelo social e económico, revelando a sua fragilidade: relações pessoais, formas de trabalho, vida social e até mesmo a prática religiosa e a participação nos sacramentos. Mas também, e acima de tudo, voltou a colocar, com força, as interrogações fundamentais da existência: a pergunta sobre Deus e o ser humano".

Estas declarações do Santo Padre foram proferidas através de uma mensagem em vídeo destinada aos participantes da Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Cultura. O encontro, que tem como tema 'Rumo a um humanismo necessário', decorre em formato digital por causa da pandemia.

Aproveitou a ocasião para elogiar a escolha do tema, face à crise provocada pela Covid-19, destacando a necessidade "não só de novos programas económicos ou de novas receitas contra o vírus", mas também da “nova perspetiva humanista” que recorra à tradição bíblica e clássica, bem como à reflexão sobre a pessoa, presente nas várias culturas.

O Papa deixou algumas questões no ar, como por exemplo: "Qual é a condição específica do ser humano, que o torna único e irrepetível em relação às máquinas e também às outras espécies animais? Qual é a sua vocação transcendente? De onde vem o seu chamamento para construir relacionamentos sociais com outras pessoas?"

Francisco propôs uma visão positiva da pessoa, como "servidora da vida" e construtora do bem comum, "com os valores da solidariedade e da compaixão".

Em seu entender, "hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de redescobrir o significado e o valor do humano em relação aos desafios que têm de ser enfrentados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+