Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Papa alerta para impacto negativo da pandemia nos relacionamentos humanos

19 nov, 2021 - 18:00 • Ana Lisboa

Francisco recebeu esta sexta-feira no Vaticano membros da Academia Sueca.

A+ / A-

Veja também:


Durante uma audiência com os membros da Academia Sueca, no Vaticano, o Papa chamou a atenção para o impacto negativo da pandemia nos relacionamentos humanos.

Num discurso divulgado pelos serviços de informação da Santa Sé, Francisco disse que "a longa crise da pandemia está a prejudicar a capacidade de dialogar com os outros".

Na sua intervenção, o Santo Padre referiu-se aos impactos dos sucessivos confinamentos e à marca que a Covid-19 tem deixado nas pessoas, "muitas vezes de forma inconsciente".

Segundo disse, "cada um encontra-se um pouco mais distante do outro, um pouco mais fechado, talvez mais desconfiado ou simplesmente estamos menos inclinados a encontrar-nos, a trabalhar lado a lado, com a alegria e o esforço de construir algo juntos".

O Papa admitiu que esta tendência pode levar a uma "cultura da indiferença", convidando a promover uma "prática diária do encontro e do diálogo", que permita o crescimento da "amizade social", conceito central da sua última Encíclica, ‘Fratelli Tutti’, publicada em outubro de 2020.

Recorde-se, que a Academia Sueca, recebida nesta audiência pelo Papa, é responsável pela escolha dos vencedores do Prémio Nobel de Literatura.

Francisco convidou os membros deste organismo a promover o diálogo social como "via principal para uma nova cultura".

Em seu entender, "diálogo não é sinónimo de relativismo, ao contrário, uma sociedade é tanto mais nobre quanto mais cultiva a busca da verdade e está enraizada em verdades fundamentais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+