Tempo
|
A+ / A-

Igreja/Jovens. Responsável do Vaticano destaca centralidade do "encontro" nas Jornadas Mundiais

19 nov, 2021 - 15:59 • Ecclesia

Iniciativa decorre este ano a nível diocesano, apontando ao encontro internacional de Lisboa, em agosto de 2023

A+ / A-

O padre João Chagas, responsável pelo setor da Juventude no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), disse à Agência ECCLESIA que as celebrações da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) são fundamentais para promover encontros significativos para os jovens.

“A jornada é um evento de massas, mas não é um evento massivo, ela promove um encontro pessoal, com Cristo e entre os jovens”, assinalou o sacerdote brasileiro.

A Igreja Católica promove este domingo, em todas as dioceses, a sua festa anual com os jovens católicos, que o Papa convida para uma “peregrinação espiritual” rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa.

“O que os jovens mais recordam da Jornada não é tanto as multidões, mas os encontros que têm – na fila do almoço, nos pequenos objetos que trocam entre si, etc. Fazem a experiência de se descobrirem parte de um imenso Povo de Deus, feito de jovens”, observa o padre João Chagas, para quem “cada encontro é muito significativo”.

O Vaticano apresentou a 14 de maio as novas orientações pastorais para celebrar a JMJ a nível diocesano, desafiando as comunidades católicas a apostar nos jovens.

Além do Dia Mundial da Juventude, celebrado a nível diocesano, a Igreja promove edições internacionais destas jornadas, cuja próxima etapa acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

O responsável pelo setor da Juventude no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida realça que “cada etapa é importante” até à realização do evento.

“A gente vai celebrando cada pequena vitória nas batalhas para que depois possamos celebrar a vitória, no todo”, indica.

A mensagem da JMJ 2021 tem como tema ‘Levanta-te! Constituo-te testemunha do que viste’, uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos em que Jesus se dirige ao Apóstolo Paulo (cf. At 26, 16).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+