Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brotéria promove curso sobre Ciência e Religião

18 nov, 2021 - 07:15 • Ana Lisboa

A iniciativa dos Jesuítas terá duas sessões, a 20 e 27 de novembro, sob a orientação de Francisco Malta Romeiras, investigador no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

A+ / A-

O Centro Cultural dos Jesuítas situado no Bairro Alto, em Lisboa, vai ser palco de um curso, em duas sessões, sobre Ciência e Religião.

Esta formação vai abordar "o modo como a narrativa do conflito entre ciência e religião tem estado presente ao longo da história", refere a Brotéria numa nota no site.

De acordo com a mesma nota, "em 1875, John William Draper descreveu a história da ciência como a narrativa do conflito entre duas forças opostas: por um lado, a força expansiva da razão humana e, por outro, a força repressiva da fé tradicional e dos interesses humanos".

A narrativa de "conflito ou guerra constante foi alimentada durante várias décadas, sendo, ainda hoje, dominante no imaginário popular", acrescenta.

Apesar de "alguns académicos terem proposto outras grelhas de leitura para a compreensão das relações entre ciência e religião, desde a separação até à complementaridade, a tese do conflito tem-se revelado hegemónica, sobretudo na esfera pública", assinala a organização deste curso.

Nos dois sábados de formação vai ser possível revisitar "alguns episódios selecionados da história da ciência ocidental, incluindo o ensino e a prática das ciências na Idade Média, o caso Galileu e o debate em torno do evolucionismo".

O curso será orientado por Francisco Malta Romeiras, investigador no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

Para mais informações sobre o curso, o custo da formação e onde se inscrever, basta ir à página da Brotéria aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+