Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

​Papa reconhece que pandemia deixou "desafios por resolver"

17 nov, 2021 - 23:38 • Ana Lisboa

Francisco enviou mensagem para o encontro mundial das Comissões de Justiça e Paz reunidas até quinta-feira, 18 de novembro, por iniciativa do Vaticano.

A+ / A-

O Papa afirmou esta quarta-feira que a pandemia deixou questões por responder e apelou à intervenção das Comissões de Justiça e Paz de todo o mundo que estão reunidas, de forma digital, até quinta-feira 18 de novembro.

Numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, o Santo Padre salientou que "a crise atual revelou numerosas contradições do sistema económico e político, enquanto persistem desafios por resolver, que requerem o empenho conjunto de numerosos atores".

"Exorto-vos a enfrentar estas questões também em colaboração com outras realidades eclesiais e civis, locais, regionais e internacionais, empenhadas na promoção da justiça e da paz" sublinhou Francisco, dirigindo-se aos participantes.

Apontou ainda a preocupação ecológica, a fraternidade e a amizade social como caminhos para o "desenvolvimento integral".

Concluiu a sua mensagem dizendo "encorajo-vos a levar por diante este trabalho com esperança, determinação e criatividade. Faço-o, sabendo bem quanto é difícil o contexto atual, caraterizado pela crise sanitária e social devido à pandemia de Covid-19 e por antigos e novos focos de conflito".

O evento, promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, visa partilhar experiências, avaliações e propostas nesta fase de crise global, à luz das Encíclicas do Papa ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’.

Refira-se, ainda, que este Dicastério convocou para este encontro especialistas e representantes das Conferências Episcopais do mundo, com a participação da Pastoral Social, da União dos Superiores Gerais e das coordenações regionais da Cáritas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+