Tempo
|
A+ / A-

Papa pede que se olhe para as periferias, “para aquilo que o mundo não quer”

17 nov, 2021 - 11:23 • Ângela Roque

Na audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano, Francisco deu início a um ciclo de catequeses dedicado a São José, que considerou “um mestre do essencial”. E associou-se à celebração do primeiro Dia Nacional de Oração pelas vítimas e sobreviventes de abusos em Itália.

A+ / A-

O Papa pediu esta quarta-feira aos cristãos que se deixem “iluminar” pelo exemplo e testemunho de São José. “Neste tempo marcado por uma crise global, ele pode ser apoio, conforto e orientação”, afirmou Francisco durante a audiência pública desta quarta-feira, em que iniciou um novo ciclo de catequeses dedicado ao Santo que é padroeiro da Igreja universal desde 1870.

Para o Papa, São José é “um mestre do essencial”, que não olha “para as coisas que o mundo louva”, mas “para aquilo que o mundo não quer”, e espera que o seu exemplo ajude a igreja a recuperar “capacidade de discernir e avaliar o que é essencial”, porque “é chamada a anunciar a boa nova a partir das periferias”.

No final da audiência pública semanal, que decorreu na sala Paulo VI, no Vaticano, Francisco associou-se à Jornada Nacional de Oração elas vítimas e sobreviventes de abusos, que a Conferência Episcopal Italiana promove amanhã, quinta-feira.

“É dever imprescindível de quem tem responsabilidades educativas na família, na paróquia, na escola e nos meios desportivos proteger e respeitar os adolescentes e as crianças que lhes são confiadas, porque nestes lugares acontecem a maioria dessas situações”, afirmou Francisco, acrescentando esperar que este dia seja “uma oportunidade de reflexão, sensibilização e oração para apoiar caminhos de recuperação humana e espiritual das vítimas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+