Tempo
|
A+ / A-

DIA MUNDIAL DOS POBRES

“É tempo de quebrar o círculo da indiferença”, diz o Papa

12 nov, 2021 - 11:24 • Ângela Roque

Francisco visitou esta sexta-feira a cidade italiana de Assis, onde ouviu o testemunho de pessoas desfavorecidas. O encontro marca o início das celebrações do V Dia Mundial dos Pobres, que se assinala domingo.

A+ / A-

Assis, a terra natal de São Francisco, foi palco esta sexta-feira de um comovente encontro do Papa com cerca de 500 pessoas desfavorecidas e em situação de grande fragilidade.

Francisco ouviu e agradeceu os testemunhos que ali foram partilhados, lembrando que não são os pobres os responsáveis pela existência da pobreza.

“A presença dos pobres é vista muitas vezes como um incómodo que se tolera. E há quem diga que os responsáveis pela pobreza são os pobres! Um insulto, acima de tudo”, afirmou o Papa, acrescentando que “há que fazer um exame de consciência às nossas próprias ações, à injustiça de determinadas leis e medidas económicas, e à hipocrisia dos que querem enriquecer à custa dos mais fracos”.

Para Francisco, não é possível continuar a ignorar a pobreza que alastra no mundo, e que se manifesta de tantas formas, e renovou o apelo a que se combata a indiferença.

“É tempo de abrir os olhos para ver o estado de desigualdade em que vivem tantas famílias. É tempo de restituir a dignidade, criando postos de trabalho. É tempo de nos escandalizarmos perante as crianças que morrem de fome, são escravizadas, vítimas de naufrágio e de toda a espécie de violência. É tempo de quebrar o círculo de indiferença”, afirmou o Papa.

Este encontro de oração e testemunho, que marca o início das celebrações do V Dia Mundial dos Pobres, decorreu na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, onde o Papa começou por ser acolhido pelas autoridades locais e convidados, que lhe entregaram o manto e o cajado do Peregrino.

Depois de um momento de oração, Francisco regressará ao Vaticano, mas os participantes no encontro serão recebido, para o almoço, pelo bispo de Assis, D. Domenico Sorrentino, e vão receber mochilas, com peças de vestuário e máscaras anti-Covid.

O Dia Mundial dos Pobres será assinalado domingo com uma eucaristia presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Está prevista a participação de duas mil pessoas acompanhadas por diversas associações de Roma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+