Tempo
|
A+ / A-

Abusos sexuais

Papa exorta bispos franceses a “carregar o fardo” dos abusos

05 nov, 2021 - 14:02 • Ecclesia

Francisco descreve este tempo como senod de “vergonha” e “drama” e mostra-se solidário com o episcopado francês.

A+ / A-

O Papa Francisco escreveu aos bispos católicos da França, reunidos em assembleia plenária, assumindo a “vergonha” dos casos de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja e em instituições eclesiais.

“Enquanto passais pela tempestade causada pela vergonha e pelo drama dos abusos de menores cometidos na Igreja, encorajo-vos a carregar o fardo com fé e esperança, e eu carrego-o convosco”, refere a carta, publicada na quinta-feira pelo jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”.

A Conferência Episcopal Francesa (CEF) está reunida em Lourdes, com uma agenda que dedica tempo alargado à questão dos abusos de menores, um mês após a publicação do relatório da Comissão Independente.

“Confio com particular ternura à vossa paternal solicitude a imensa maioria dos vossos sacerdotes que exercem o seu ministério com generosidade e devoção, cuja bela vocação, infelizmente, está manchada. Eles precisam de ser fortalecidos e apoiados neste momento difícil”, indica o Papa.

Francisco mostra-se convencido de que “juntos, e sob a orientação do Espírito Santo”, os bispos católicos “encontrarão os meios para prestar homenagem às vítimas e consolá-las, para exortar todos os fiéis à penitência e à conversão do coração”.

A mensagem desafia a CEF a “tomar todas as medidas necessárias para que a Igreja seja uma casa segura para todos, para cuidar do povo santo de Deus ferido e profundamente perturbado, e para retomar a missão com alegria, resolutamente voltada para o futuro”.

“Estai certos do apoio e da comunhão da Sé Apostólica. Não duvidem que o povo francês está à espera da Boa Nova de Cristo, precisa dela mais do que nunca”, acrescenta o Papa.

Os bispos franceses bispos convidaram cinco vítimas de abusos a ocupar os lugares normalmente reservados à presidência do episcopado, na grande sala do santuário, para testemunharem a sua experiência.

Um momento penitencial está previsto para sábado, no adro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+