Tempo
|
A+ / A-

Bento XVI “cheio de vida”, mas a preparar-se para uma “boa morte”

22 out, 2021 - 15:22 • Filipe d'Avillez

O Papa emérito manifestou recentemente a esperança de poder juntar-se “em breve” aos seus amigos que já morreram.

A+ / A-

O Papa Bento XVI está “absolutamente cheio de vida. Está estável na sua fraqueza física, perfeito de cabeça e abençoado com o seu sentido de humor tipicamente bávaro”, diz o seu secretário pessoal, o arcebispo Georg Ganswein.

Ganswein respondia assim a notícias que foram publicadas nos últimos dias dando conta de uma carta enviada pelo Papa emérito a um mosteiro cisterciense, a propósito da notícia da morte de um monge de quem era muito amigo.

“De todos os meus colegas e amigos, era o mais próximo”, diz Bento XVI sobre Gerhard Winkler, que para além de monge tinha também uma carreira académica.

“Agora ele está na Vida eterna, onde certamente muitos amigos o aguardam. Espero poder-me juntar a eles em breve”, diz.

A carta de Bento XVI é datada de 2 de outubro e foi divulgada pelo mosteiro.

Em declarações reproduzidas pela versão alemã da Catholic News Agency, o arcebispo Ganswein explica que com essas palavras Bento XVI não está a manifestar um desejo pela morte, ou desprezo pela vida. “Pelo contrário”, diz Ganswein, trata-se da antiga prática cristã do “ars moriendi”, ou a “arte de bem morrer”, isto é, a contemplação da própria morte como forma de se preparar para ela.

“A arte de bem morrer é uma parte da vida cristã. O Papa Bento pratica-a há muitos anos”, disse Ganswein.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+