Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Português integra equipa de responsáveis mundiais dos espiritanos

21 out, 2021 - 10:54 • Ângela Roque

O padre Tony Neves foi eleito esta quinta-feira Assistente Geral dos Espiritanos. Coordenava, até agora, os serviços de justiça e paz e diálogo inter-religioso da congregação. À Renascença diz que “servir” sempre foi o seu verbo preferido.

A+ / A-

O Capítulo Geral dos Missionários Espiritanos, que está a decorrer em Bagamoyo, na Tanzânia, elegeu esta quinta-feira o padre Tony Neves como novo Assistente Geral.

O sacerdote, que já foi provincial da Congregação em Portugal, estava desde 2018 a exercer a sua missão em Roma, como coordenador dos Serviços de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e Diálogo Inter-religioso (DIR).

Esta eleição coloca o missionário português como um dos braços direitos do novo superior geral, que foi eleito também esta semana. O padre Alain Mayama, natural do Congro Brazaville, tornou-se o primeiro africano a liderar a congregação.

Entre os novos elementos do governo mundial dos Espiritanos está também o padre Jeffrey Duaime. O até agora provincial dos Espiritanos nos Estados Unidos foi igualmente eleito novo assistente geral, sendo que na equipa são, ao todo, seis.

Saudados pela assembleia capitular, que só termina no próximo domingo, Tony Neves e Jeffrey Duaime vão colaborar com o novo Superior Geral na animação dos mais de 2500 missionários espiritanos espalhados por mais de 60 países nos cinco continentes.

A reação à eleição

“Servir sempre foi o meu verbo preferido”, diz à Renascença o padre Tony Neves, numa primeira reação. E acrescenta: “abre-se diante de mim uma nova página com oito anos de horizonte para que a missão avance, apostando na ida às periferias e na sinodalidade que pede o Papa Francisco”.

Tony Neves nasceu em Portugal em 1962. Fez a sua profissão perpétua em 1985, e foi ordenado padre em 1989, ano em que iniciou a vida missionária em Angola.

De regresso a Portugal estudou Comunicação e Ciência Política e trabalhou na animação missionária, pastoral juvenil e comunicação social. Foi provincial da Província Portuguesa dos Espiritanos entre 2012 e 2018, ano em que foi nomeado para Roma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+