Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Testemunha de Jeová forçada a receber transfusão de sangue

20 out, 2021 - 07:13 • Filipe d'Avillez

A mulher tem 58 anos e foi sedada para receber a transfusão. Está a processar o hospital por danos morais e psicológicos.

A+ / A-

Um tribunal no Brasil forçou uma mulher de 58 anos a receber uma transfusão de sangue, apesar de ela ter recusado a intervenção por questões religiosas, por ser testemunha de Jeová.

A mulher, uma professora identificada na imprensa brasileira apenas pelas iniciais J.P. foi internada em julho por causa de uma hemorragia digestiva e os médicos quiseram fazer uma endoscopia para localizar a origem do problema. Para estabilizar a doente os médicos acharam necessário fazer uma transfusão de sangue, mas ela recusou, uma vez que os testemunhas de Jeová não aceitam transfusões de sangue.

A recusa levou o hospital de Piracicaba, no interior de São Paulo, a recorrer ao tribunal com urgência, alegando que J.P. tinha poucas horas de vida caso não recebesse a transfusão.

O juiz acedeu ao pedido dos médicos, argumentando que a liberdade religiosa não se pode sobrepor ao direito à vida. “A escusa religiosa não pode se sobrepor ao direito à vida, porquanto a interpretação que se deve conferir é no sentido de que o direito à liberdade religiosa não é absoluto, observando o caput do artigo 5º da Constituição Federal, que aborda o direito à vida”, escreveu o juiz Lourenço Carmelo Tôrres, na decisão, citada no jornal online Metrópoles.

Em resultado da decisão J.P. foi sedada e recebeu a transfusão, sendo bem-sucedida a intervenção cirúrgica. Contudo, a professora está agora a processar o hospital, invocando danos morais e comparando a intervenção a uma violação.

“A ideia de sedar um cidadão adulto e capaz para submetê-lo a tratamento médico invasivo soa totalmente descabida, inaceitável e irracional. É assustadora.”, dizem os advogados de J.P. na sua petição ao tribunal, no qual exigem uma indemnização de 30 mil reais, ou cerca de 4.600 euros, por danos morais e psicológicos.

Os advogados dizem ainda que a recusa de tratamento, neste caso, é “uma escolha existencial legítima, baseada em crenças religiosas que não podem ser questionadas por outros”.

Caso em Portugal

Os conflitos entre a liberdade religiosa e o direito à vida envolvendo fiéis dos Testemunhas de Jeová são comuns, mas é raro um tribunal mandar violar a vontade expressa por um adulto consciente que rejeita tratamento médico.

Mais comum é a intervenção da justiça quando está em causa da vida de um menor. Mesmo nesses casos os Testemunhas de Jeová recusam as transfusões de sangue, mas a solução encontrada tende a ser a retirada temporária da guarda do menor, que depois é devolvida aos pais após a intervenção.

O tema tem sido alvo de discussão em Portugal, nas últimas semanas, devido a um caso que ocorreu no IPO de Lisboa. Um jovem de 16 anos recorreu ao tribunal para garantir que não seria alvo de uma transfusão de sangue à qual se opunha. A intervenção não era imediatamente necessária, mas poderia vir a ser, uma vez que o rapaz sofria de leucemia.

O tribunal, numa decisão que gerou polémica, admitiu que a vontade do jovem poderia ser respeitada caso ele fizesse prova de maturidade.

Este assunto foi discutido na edição da semana passada do programa Em Nome da Lei, da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • William
    21 out, 2021 Lisboa 23:34
    Em sociedades evoluídas, esta questão nem se põe. A vontade do paciente é soberana e ponto final. O que estes médicos no Brasil fizeram constitui uma violação dos direitos humanos. Parabéns às Testemunhas de Jeová por continuarem a lutar pelo direito à autodeterminação.
  • Pedro Benjamim
    21 out, 2021 Ponta Delgada 13:49
    Os meus aplausos à justiça brasileira.
  • J M
    20 out, 2021 Seixal 14:29
    Os defensores do direito à vida, aqueles que quando se discute a eutanásia na assembleia da república escrevem artigos de opinião a manifestar o seu desacordo, agora não têm uma palavra a dizer? A religião, seja ela qual for, é um mal inraizado na mente dos povos que apenas conduz à ignorancia.
  • Antero Ferreira
    20 out, 2021 Vila Nova de Gaia 07:23
    Tive uma colega de trabalho que recusou dar uma transfusão de sangue ao filho porque era testemunha de Jeová, que veio a morrer, depois disso ficou arrependida mas o mal estava feito. Nunca mais foi a mesma...

Destaques V+