Tempo
|
A+ / A-

Um milhão de crianças rezam terço pela paz na segunda-feira

17 out, 2021 - 13:08 • Teresa Paula Costa

A iniciativa decorre esta segunda-feira em 130 países. Em Portugal o cardeal D. António Marto preside a celebração na capelinha das aparições, às 18h30, com transmissão pela Renascença.

A+ / A-

O desafio foi lançado pela Fundação Pontifícia AIS – Ajuda à Igreja que Sofre. Depois de, em 2020, mais de 500 mil crianças de 136 países se terem juntado em oração pela paz, a AIS quer este ano chegar a um milhão.

Catarina Martins, diretora da AIS em Portugal, diz à Renascença que a “iniciativa foi inspirada nas palavras do Padre Pio que dizia que o mundo só teria paz quando um milhão de crianças rezassem o Rosário”.

O objetivo “é unirmos a nossa voz, a nossa oração, a este milhão de crianças no mundo e rezarmos para alcançar esta paz que é tão necessária”, particularmente neste momento em que “estamos a viver com tantos problemas, tantos focos de guerra, de violência e tanto terrorismo em tantas partes do mundo.”

Salientando que “mesmo nos países onde há guerra, este acreditar profundamente no poder da oração sente-se logo desde muito pequeno”, Catarina Martins revelou que, por isso, em países como a Síria e Moçambique, também as crianças responderam ao desafio e as “vão-se juntar e pedir fervorosamente para que haja paz no mundo, a começar pelo seu próprio país.”

Em Fátima, na capelinha das aparições, o cardeal D. António Marto presidirá à celebração que será transmitida em direto pela Renascença.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima lembra que também Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que todos os dias rezassem o terço. “É um sinal para o mundo, para despertar as nossas consciências e a consciência da Igreja a nível universal” porque “a causa da paz não está confiada apenas aos poderosos do mundo, com as suas cimeiras políticas, à procura de acordos que, muitas vezes, são tão efémeros. A causa da paz é de todos nós”.

Para todos estarem em uníssono, a Ajuda à Igreja que Sofre disponibilizou um guião digital contendo a oração que deve ser rezada, esta segunda feira, a partir das 18h30.

Em Portugal, a iniciativa envolve também crianças da catequese e das escolas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+