Tempo
|
A+ / A-

Bispo anglicano que se converteu ao catolicismo é de “uma inteligência incrível”

16 out, 2021 - 11:35 • Filipe d'Avillez

Michael Nazir-Ali nasceu no Paquistão e chegou a ser um dos principais candidatos a arcebispo de Cantuária, o líder espiritual dos anglicanos, agora vai ser padre na Igreja católica.

A+ / A-

O ex-bispo anglicano Michael Nazir-Ali, que anunciou recentemente que tinha entrado em comunhão com a Igreja Católica, é descrito como uma pessoa de “inteligência incrível” pelo responsável do Ordinariato Pessoal para ex-anglicanos no Reino Unido, monsenhor Keith Newton.

Michael Nazir-Ali foi durante vários anos uma das principais figuras da Igreja Anglicana no Reino Unido e um dos líderes da fação conservadora da mesma. O anúncio de que tinha entrado para a Igreja Católica surgiu na quinta-feira passada, mas a sua profissão de fé foi feita no dia 29 de setembro, festa de São Miguel, segundo um comunicado publicado no site do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, a estrutura criada pelo Papa Bento XVI para acolher anglicanos que se quisessem tornar católicos, mas preservando aspetos do seu património espiritual e litúrgico anglicano.

Monsenhor Keith Newton, que também era bispo anglicano quando entrou para a Igreja Católica, diz que Nazir-Ali será um importante aliado precisamente na preservação do património anglicano.

“Ele é um homem muito interessante, extremamente inteligente, e capaz de articular toda a noção do património anglicano, que para ele é muito importante. Tem uma inteligência incrível e será uma grande ajuda”, afirma.

Monsenhor Keith Newton sublinha ainda o facto de a entrada de Nazir-Ali para a Igreja Católica abrir portas de diálogo com o ramo evangélico da Igreja Anglicana, que está sub-representada no ordinariato.

“O que é interessante é que ele vem de um ambiente evangélico, por isso é bastante diferente da maioria dos ex-anglicanos que entraram para a Igreja Católica, e certamente dos outros bispos que o fizeram”, diz o responsável do ordinariato. Keith Newton não arrisca prever se isto poderá significar uma nova vaga de conversões do ramo anglicano evangélico, mas não tem dúvidas de que “vai dar que pensar a algumas pessoas” e que certamente será um bom canal de diálogo entre a Igreja Católica e essa corrente da Igreja Anglicana.

De quase arcebispo de Cantuária a padre católico

Michael Nazir-Ali nasceu no Paquistão, filho de mãe cristã e de pai ex-muçulmano xiita, convertido ao Cristianismo. Foi educado num colégio católico, mas entrou para a Igreja Anglicana aos 16 anos.

Foi ordenado em 1976 e oito anos mais tarde tornou-se o mais novo bispo de toda a Comunhão Anglicana, com apenas 35 anos. O seu ativismo pelos mais pobres de Raiwind, a diocese a que presidia, valeu-lhe ameaças contra a vida e o então arcebispo de Cantuária, Robert Runcie ordenou-lhe que fosse para o Reino Unido, para estar em segurança.

No Reino Unido tornou-se rapidamente um dos bispos mais influentes da sua geração e quando o arcebispo de Cantuária George Carey se reformou Nazir-Ali foi um dos dois nomes propostos para lhe suceder, tendo a escolha da Rainha acabado por recair sobre Rowan Williams, por recomendação do então primeiro-ministro Tony Blair. Curiosamente, o próprio Tony Blair acabaria por ser recebido na Igreja Católica, depois de terminar o seu mandato.

Nazir-Ali foi nomeado bispo de Rochester e, nessa qualidade, tinha assento na Câmara dos Lordes. Resignou à diocese de Rochester em 2009. Tem atualmente 72 anos, é casado e tem dois filhos.

O Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham foi estabelecido em 2011, por ordem do Papa Bento XVI. Há vários anos que muitos anglicanos, tanto clérigos como leigos, estavam a entrar para a Igreja Católica, descontentes com o rumo cada vez mais progressista e liberal da Igreja Anglicana. Contudo, muitos evitavam tomar a decisão porque não queriam desligar-se da tradição litúrgica e espiritual em que tinham sido formados.

O ordinariato tem um funcionamento independente do resto da Igreja Católica no Reino Unido e as celebrações preservam partes desse património anglicano.

A Igreja Anglicana tem a prática de clero casado, incluindo bispos. Tradicionalmente Roma emite uma dispensa do celibato para padres anglicanos casados que se queiram converter e estes são ordenados na Igreja Católica apesar de serem casados. No caso de bispos, contudo, estes são apenas ordenados padres.

Logo que foi anunciado o estabelecimento do Ordinariato, seis bispos casados ex-anglicanos foram recebidos e ordenados como padres na Igreja Católica, incluindo monsenhor Keith Newton. Enquanto líder do ordinariato, contudo, ele pode manter certas regalias episcopais e tem um lugar na Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales.

Assim, o bispo Michael Nazir-Ali será em breve ordenado padre na Igreja Católica, e ficará nessa qualidade ao serviço do Ordinariato.

Atualmente o ordinariato conta com mais de uma centena de padres, sete dos quais são ex-bispos anglicanos, e perto de dois mil fiéis, espalhados por dezenas de paróquias em todo o território britânico. Depois de uma torrente inicial, o número de ex-anglicanos a pedir para entrar para a Igreja Católica tem diminuído, mas mantém-se a um ritmo estável, diz Keith Newton, recordando que neste momento tem outros quatro ex-anglicanos a preparar-se para serem ordenados na Igreja Católica.

A entrada do bispo Michael Nazir-Ali para a Igreja Católica segue-se à de outro bispo anglicano, no início de setembro. Jonathan Goodall era um dos principais bispos conservadores ainda na Igreja Anglicana, mas optou por entrar para a Igreja Católica regular, sem aderir à estrutura do Ordinariato Pessoal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+