Tempo
|
A+ / A-

​João Paulo I a caminho da beatificação

13 out, 2021 - 13:05 • Ângela Roque

D. Albino Luciani morreu em 1978, 33 dias após ter sido eleito. Milagre atribuído à sua intercessão foi aprovado, anunciou o Vaticano.

A+ / A-

O Papa Francisco abriu caminho à beatificação de João Paulo I (1912-1978).

De acordo com o boletim diário da Santa Sé, Francisco autorizou a publicação do Decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão do anterior pontífice, que só foi Papa durante 33 dias.

D. Albino Luciani era patriarca de Veneza quando foi eleito Papa, a 26 de agosto de 1978, tendo falecido a 28 de setembro.

Assumiu o nome de João Paulo I, mas ficou conhecido como o “Papa do Sorriso”.

O processo de beatificação deu entrada no Vaticano em 2007.

Em novembro de 2017 foi aprovado um decreto a reconhecer as suas “virtudes heroicas”, mas faltava o reconhecimento do milagre que lhe é atribuído para que possa vir a ser beatificado.

De acordo com o Vatican News, o caso remonta a 2011 quando uma menina de onze anos, em Buenos Aires, ficou curada.

A criança sofria de encefalopatia inflamatória aguda e encontrava-se em fim de vida. O quadro clínico era muito grave, caracterizado por numerosas crises epiléticas diárias e um estado séptico causado por uma broncopneumonia.

A iniciativa de invocar o Papa Luciani foi tomada pelo padre da paróquia à qual pertencia o hospital, e que era muito devoto de João Paulo I.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+