Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Danos sobre o clima ameaçam vida na Terra, alerta o Papa

07 out, 2021 - 11:44 • Lusa

Francisco tem intensificado nas últimas semanas os apelos para um "maior compromisso" dos Estados com as questões climáticas, aproveitando a realização da Cimeira do Clima (COP26) em Glasgow onde deverá marcar presença.

A+ / A-

O Papa Francisco alertou esta quinta-feira que os danos que estão a ser provocados "pela Humanidade" no planeta já não se limitam ao clima, água e solos, mas "ameaçam a própria vida na Terra", considerando que "não basta" repetir declarações que "nos possam fazer sentir bem".

"A complexidade da crise ecológica exige responsabilidade, atuação e competência", disse o líder da Igreja Católica, instando os representantes das religiões "a contribuírem, convertendo-se na 'voz dos sem voz'" e colocando-se acima dos interesses partidários. Para que não fiquem "apenas a queixarem-se", sublinhou.

O Papa Francisco falava durante a sessão inaugural de um ciclo de estudos da Universidade Pontifica Lateranense de Roma sobre a proteção da Terra e o desenvolvimento sustentável.

O pontífice lamentou "que as expectativas que se encontram vinculadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável [das Nações Unidas] e que devem ser alcançadas até 2030, assim como os objetivos mais específicos relacionados com a proteção do ar, água, clima e meio ambiente, estejam a retroceder".

Estas situações ocorrem, afirmou, "talvez porque apenas encaramos estes objetivos na perspetiva de uma relação de causa/efeito, talvez em nome da eficácia e esquecendo que não existe ecologia sem antropologia adequada".

O ciclo de estudos tem como lema "Cuidados a prestar à nossa casa comum e Proteção da Criação" e incluiu-se no curso da Unesco "Futuros da educação para a sustentabilidade".

"A universidade é um local privilegiado para a formação e preparação, onde confluem diferentes conhecimentos, onde os alunos e os professores se reúnem para refletir e desenvolver de forma criativa novas formas de avançar", disse o papa.

Assim, valorizou a realização do ciclo especial de estudos sobre ecologia porque, segundo disse, "serve para transformar, inclusivamente junto dos crentes, o interesse pelo meio ambiente numa missão levada a cabo por pessoas com uma formação, fruto de experiência educativa adequada".

Francisco tem intensificado nas últimas semanas os apelos para um "maior compromisso" dos Estados com as questões climáticas, aproveitando a realização da Cimeira do Clima (COP26) em Glasgow onde deverá marcar presença.

Na sessão académica que se realizou hoje em Roma participaram igualmente o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, e a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+