Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Padre Feytor Pinto viveu a doença "com a dignidade que habita em cada coração humano"

06 out, 2021 - 15:22 • Ana Lisboa , com Ecclesia

O coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde recordou um "homem de grande resistência" que enfrentou o sofrimento que vivia há algum tempo.

A+ / A-

O coordenador da Pastoral da Saúde lembrou o padre Vítor Feytor Pinto, que hoje faleceu aos 89 anos, como "um homem de grande resistência".

O padre José Manuel Pereira de Almeida, em declarações à agência Ecclesia, afirma que "na sua fragilidade, emergia o grande rasgo pastoral inovador para o seu tempo que brilhou não só na Igreja de Lisboa, na Igreja em Portugal, mas também na Pastoral da Saúde no mundo inteiro".

"Era uma situação muito esperada, o padre Vítor foi sempre um homem de grande resistência e também na sua doença muito arrastada foi um homem de grande vigor", salientou este responsável pela da Pastoral da Saúde.

O padre José Manuel Pereira de Almeida sublinha que o seu antecessor "viveu a doença como ensinou" no que se refere à sua experiência de capelão hospitalar "com a dignidade que habita em cada coração humano".

Sobre o trabalho do padre Vítor Feytor Pinto no setor da Pastoral da Saúde, realça o "primado da saúde e do cuidado de todos" e não unicamente na "perspetiva sacramentalista da atenção fechada na situação do doente".

O corpo do padre Vítor Feytor Pinto, que morreu esta quarta-feira aos 89 anos de idade, vai ser transportado para a Igreja do Campo Grande, da qual foi pároco durante décadas.

Segundo informação divulgada pela própria paróquia, o velório terá início às 18h e será seguida de uma vigília de oração marcada para as 21h30.

Na quinta-feira, 7 de outubro, realiza-se uma missa de corpo presente presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 11h30.

O cortejo fúnebre segue depois para o cemitério do Alto de São João, onde se realizará o enterro, às 14h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+