Tempo
|
A+ / A-

Cerca de três mil pedófilos na Igreja Católica francesa desde 1950

03 out, 2021 - 21:20 • Lusa

A comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França vai divulgar as conclusões da investigação na terça-feira.

A+ / A-

O presidente da comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França disse este domingo ter havido "entre 2.900 e 3.200 criminosos pedófilos", homens - padres ou religiosos - na Igreja Católica no país desde 1950

"É uma estimativa mínima", baseada no censo e na análise dos arquivos (Igreja, justiça, polícia judiciária e imprensa) e nos testemunhos recebidos por este organismo, afirmou Jean-Marc Sauve à agência noticiosa France-Presse (AFP).

Ao longo deste período de 70 anos a população geral de padres ou de religiosos no país cifra-se nos 115.000.

Após dois anos e meio de trabalho, a Comissão Independente sobre o Abuso Sexual na Igreja (ICAS) publicará as suas conclusões na terça-feira num relatório que acabará por chegar às "2.500 páginas", disse.

O relatório dará uma visão quantitativa do fenómeno, incluindo o número de vítimas. Irá comparar a prevalência da violência sexual na Igreja com a identificada noutras instituições (associações desportivas, escolas) e no círculo familiar.

A comissão avaliará também os "mecanismos, particularmente institucionais e culturais" e vai apresentar 45 propostas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+