Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comunicações sociais

Papa desafia mundo da comunicação a “reaprender a ouvir”

29 set, 2021 - 17:07 • Ecclesia

Dia Mundial das Comunicações de 2022 tem como tema um imperativo, “Escutai!”

A+ / A-

O Papa Francisco anunciou esta quarta-feira o tema para o Dia Mundial das Comunicações de 2022, o imperativo “Escutai”, desafiando o mundo da comunicação a “reaprender a ouvir”.

“A pandemia afetou e feriu todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta”, refere um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Vaticano precisa que, depois da mensagem de 2021, “centrada no ir e ver, o Papa pede agora que se “reaprenda a ouvir”.

“Qualquer diálogo, qualquer relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito”, assinala a nota.

O próprio Jesus pede-nos que prestemos atenção á forma como ouvimos. Para ouvir realmente é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, sem preconceitos”.

A nota liga o tema 56.º Dia Mundial das Comunicações Sociais ao processo sinodal que se inicia em outubro, levando à Assembleia do Sínodo dos Bispos, em 2023.

“Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a ouvir para aprender a ser uma Igreja sinodal, todos somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação”, conclui o Vaticano.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto “Inter Mirifica”, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+