Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa condena ataque terrorista na Nigéria

29 set, 2021 - 10:57 • Ângela Roque

Francisco pediu pelas vítimas do atentado que no último domingo causou mais de 30 mortos no país, que continua a ser palco de violência inter-religiosa e étnica.

A+ / A-

A violência na Nigéria preocupa o Papa Francisco, que esta quarta-feira manifestou a sua “dor” face ao mais recente ataque terrorista no país. “Rezo pelos que morreram, os feridos e por todo o povo nigeriano. Desejo que seja sempre garantida, no país, a incolumidade de todos os cidadãos”, afirmou o Papa no final da audiência pública que decorreu no Auditório Paulo VI, no Vaticano.

O ataque foi lançado no último domingo por homens armados contra a aldeia de Madamai, no distrito de Kaura, no estado de Kaduna, que se situa no noroeste da Nigéria. Segundo o balanço das autoridades de segurança locais, pelo menos 34 moradores morreram e 7 ficaram feridos, e várias casas foram incendiadas.

A região tem sido palco de diversos ataques nos últimos meses por parte de grupos criminosos, responsáveis por vários sequestros em escolas e universidades. Só este ano foram raptados mais de 1.400 alunos, segundo a UNICEF.

No país crescem também as tensões inter-religiosas. No estado de Kano foi assassinado, há uma semana, um líder da comunidade cristã, num ataque levado a cabo por muçulmanos. O pastor Yohanna Shuaibu era o secretário-geral do núcleo local da Associação Cristã da Nigéria na região de maioria muçulmana de Sumaila, e era conhecido pelo seu ativismo em prole da minoria cristã e pelos seus esforços no sentido de promover o diálogo inter-religioso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+