Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alentejo

Festival islâmico “Al Mossassa” está de regresso a Marvão

28 set, 2021 - 12:34 • Rosário Silva

O evento que celebra a história de Marvão regressa a 1 e 2 de outubro, mas ainda condicionado pela situação pandémica.

A+ / A-

Depois de um ano de intervalo por causa da pandemia, Marvão volta a celebrar as suas origens no século IX e o seu fundador, o guerreiro islâmico Ibn Maruan.

O festival islâmico “Al Mossassa” vai decorrer a 1 e 2 de outubro e compreende dois espetáculos a realizar no Pátio do Castelo, ambos com inicio às 21h30, um em cada dia do evento.

Segundo o município alentejano, numa nota enviada à Renascença, estes espetáculos são de entrada gratuita, mas estão sujeitos a reserva prévia, que deve ser feita no Posto de Turismo local, devido à lotação limitada de lugares.

“Acreditamos que, ao criar formas alternativas e inovadoras de promover estes grandes eventos, temos condições de os promover em contexto de pandemia e em segurança”, salienta Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.

O autarca, reeleito no ultimo domingo, explica que “não podíamos deixar de celebrar esta grande festa, reconhecida no Alto Alentejo e também na região da Extremadura espanhola”, por isso foi decidido “promover um festival num formato diferente, mas que irá certamente ser igualmente memorável”.

Quanto aos habituais mercados de rua, demonstrações de artesanato ou espaços de restauração, ficam adiados para a próxima edição, a realizar entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2022.

“No próximo ano, Marvão vai voltar a recuar no tempo, até ao séc. IX, num espaço aberto à imaginação e à história, repleto de fabulosas recriações e animações, numa celebração cultural única, onde coabitam os legados islâmico, judaico e cristão”, indica este município do distrito de Portalegre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+