Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial do Turismo assinalado na segunda-feira

26 set, 2021 - 13:18 • Ana Lisboa

Bastante afetado pela pandemia, o setor do turismo atravessa uma grave crise e, por isso, é importante o trabalho em conjunto, defende a Obra Nacional da Pastoral do Turismo.

A+ / A-

A pandemia da Covid-19 afetou e muito o setor do turismo, incluindo o turismo religioso. Os seus efeitos foram "atrozes". O Dia Mundial do Turismo é, assim, este ano, assinalado neste contexto de crise.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo escreveu uma mensagem que tem como tema "Turismo: crescer novamente com todos".

Este organismo da Conferência Episcopal Portuguesa reconhece que cabe à Igreja ter um papel de apoio a todos os que trabalham nesta área profissional.

Nesse sentido, diz estar disponível para trabalhar com todos, para que o crescimento nesta área "não exclua ninguém".

E, por isso, é fundamental o trabalho em conjunto para superar as dificuldades e enfrentar os desafios e fazer com que esta atividade volte a crescer, também no que diz respeito ao turismo religioso.

Este trabalho em conjunto deve incluir a “Igreja, autoridades civis, cidadãos, para transformar Portugal num país de interesse turístico na sua globalidade. E essa globalidade envolve obrigatoriamente as pessoas”, lê-se na mensagem da Pastoral do Turismo.

Por isso, o seu diretor, o padre Miguel Neto, desde que assumiu funções neste cargo, em abril deste ano, considera que "é importante trabalhar com as entidades governamentais e com as associações do setor." Daí, ter iniciado "contactos com a Secretaria de Estado do Turismo e com o Turismo de Portugal".

Em seu entender, "é importante nós mantermos uma proximidade com todas as entidades, para percebermos quais são as dificuldades de quem trabalha e onde podemos colaborar enquanto Igreja". E salienta "nós estamos disponíveis e queremos dar o nosso contributo à retoma do turismo".

No que se refere ao turismo religioso, representa uma importante fonte de receitas para a Igreja Católica. Daí, a necessidade de não baixar os braços e de se retomarem "as atividades e as visitas dos grupos, as aberturas das Igrejas. O importante é a retoma da atividade, para que a Igreja seja um espaço de oração, mas também de visita cultural".

Há já um projeto a avançar que tem o intuito de promover o turismo em igrejas de três dioceses do interior, nas zonas de Bragança, Coimbra e Algarve.

Projeto-piloto adiantado no Algarve

O padre Miguel Neto explica que "está numa fase adiantada um projeto-piloto no interior do Algarve, sobretudo no sotavento algarvio, na zona entre Vila Real de Santo António e Tavira".

Trata-se de uma iniciativa "para a promoção turística de algumas igrejas que estão no interior da serra algarvia, promovendo esses templos e colocando à disposição das paróquias funcionários, dando-lhes formação para que durante um período, até criar um sistema de habituação de rotas turísticas, essas paróquias tenham a possibilidade de ter esses funcionários a abrir igrejas e orientar esses roteiros turísticos e promover essas Igrejas".

Orações pelos profissionais

Além da mensagem, a Obra Nacional da Pastoral do Turismo vai assinalar este Dia Mundial com duas preces para serem rezadas nas missas deste domingo.

São orações que pedem por todos os que trabalham neste setor, "para que não desanimem" e ainda por todos os que fazem turismo "para que reencontrem um sentido novo e fecundo nas suas vidas e esperança na promoção e defesa de uma ecologia integral, potenciadora de verdadeiro desenvolvimento".

Preces para a Oração dos Fiéis a propósito do Dia Mundial do Turismo:

Por todos os que trabalham no setor do Turismo, complexa indústria que procura servir um crescimento humano e cultural inclusivo na promoção de um desenvolvimento ecológico integral e na preservação e fruição do Património, no respeito pelas diferentes culturas e na valorização formativa e espiritual, para que não desanimem na sua árdua e laboriosa missão. OREMOS

Por todos aqueles a quem o setor do Turismo oferece a oportunidade de alcançarem um verdadeiro desenvolvimento humano integral, na defesa de um crescimento sustentável, na preservação e cuidado da casa comum e no serviço global onde não se esquecem o interior e as periferias, para que reencontrem um sentido novo e fecundo nas suas vidas e esperança na promoção e defesa de uma ecologia integral potenciadora de verdadeiro desenvolvimento. OREMOS

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+