Tempo
|
A+ / A-

Jornada das Comunicações Sociais

D. João Lavrador sublinha a importância da presença física

23 set, 2021 - 16:43 • Teresa Paula Costa

Vários jornalistas e profissionais da comunicação estão reunidos em Fátima, onde esta quinta-feira se falou do medo e afastamento social que a pandemia já causou.

A+ / A-

O Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais defendeu esta quinta-feira a importância da presença pessoal, numa altura em que o digital veio para ficar, sobretudo devido à pandemia.

Na abertura das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, D. João Lavrador disse que “é preciso refletir sobre os limites do digital e da necessidade imprescindível do presencial”.

“A comunidade tão importante para a socialização das pessoas e da qual a Igreja não pode prescindir exige a participação presencial consciente e ativa” defendeu o bispo, salientando a necessidade de se refletir “como gerar esta complementaridade e como usufruir dos meios digitais sem colocar em risco o presencial.”

Trata-se de um caminho que “iremos fazendo em benefício de um verdadeiro humanismo na edificação de uma sociedade verdadeiramente humana”, acrescentou o bispo, que ainda esta semana foi nomeado para a diocese de Viana do Castelo, deixando a diocese de Angra.

Lamentando que se tenha gerado “muito medo e afastamento social e criaram-se fortes ruturas comunitárias”, o bispo frisou a importância da comunicação social no “estabelecimento de comunidades verdadeiramente responsáveis”, no “afastamento do medo e no restabelecimento dos laços sociais”.

A reflexão vai dominar as jornadas que decorrem esta quinta e sexta-feira, na Domus Carmelli, em Fátima e também online.

Umas jornadas mais viradas para dentro, disse na mesma sessão, a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja. Isabel Figueiredo revelou que “quisemos ter fortemente marcada a presença dos secretariados diocesanos” pois o “Secretariado Nacional vive, em primeiro lugar, em função dos secretariados diocesanos, a quem quisemos dar voz”.

Neste sentido, para esta tarde de quinta-feira, foram convidados os secretariados diocesanos das comunicações sociais e o secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal de Espanha, o padre José Gabriel Vera.

Para sexta-feira está previsto um painel com convidados que vão falar sobre projetos reais, sendo a conferência final proferida por Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+