Tempo
|
A+ / A-

​Covid 19

Vaticano passa a exigir certificado de vacinação ou teste negativo

20 set, 2021 - 15:41 • Ângela Roque

Medida vigora a partir de 1 de outubro e aplica-se a quem vive, trabalha ou visita o Vaticano. Celebrações litúrgicas são a única exceção prevista.

A+ / A-

Veja também:


A partir de 1 de outubro, para se entrar no Estado do Vaticano vai ser preciso apresentar Certificado Digital Covid - que comprove que a pessoa já foi vacinada ou recuperou da doença – ou um teste negativo ao SARS CoV-2. A decisão foi anunciada esta segunda-feira.

Segundo avança o Vatican News, o decreto publicado pela Comissão Pontifícia do Estado da Cidade do Vaticano aplica-se “aos residentes do Estado, aos funcionários em serviço, por qualquer motivo, no Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e nos diversos Órgãos da Cúria Romana e das instituições a ela vinculadas, a todos os visitantes e utilizadores dos serviços”.

A única exceção prevista diz respeito a quem participe nas celebrações litúrgicas “pelo tempo estritamente necessário à realização do rito”.

Nos locais de culto devem continuar a ser respeitadas as normas sanitárias de distanciamento físico, higienização das mãos e uso de máscara.

As novas regras seguem a recomendação do Papa Francisco, que a 7 de setembro sublinhou a necessidade de se garantir “a saúde e o bem-estar da comunidade de trabalho” e de se "adotar todas as medidas adequadas para prevenir, controlar e combater a emergência sanitária".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+