Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Representante da UE para a liberdade religiosa fora da Europa demite-se

08 set, 2021 - 11:15 • Olímpia Mairos

Saída acontece em plena crise do Afeganistão. Organização internacional que trabalha no campo da liberdade de expressão e de religião defende a necessidade de uma rápida nomeação para o cargo deixado vago por Christos Stylianidis.

A+ / A-

O enviado especial da União Europeia para a Liberdade Religiosa fora da Europa demitiu-se esta quarta-feira, após apenas cinco meses no cargo.

A ADF, organização jurídica internacional que trabalha no campo da liberdade de expressão e de religião, reagiu à saída de Christos Stylianidis e pede uma rápida nomeação para o cargo deixado vago.

“Uma rápida renomeação é crucial para mostrar um compromisso real e melhorar as situações precárias que as minorias religiosas enfrentam em todo o mundo”, defende a conselheira da ADF em Bruxelas.

Adina Portaru lembra que “ninguém deve ser perseguido por causa da sua fé”, alertando que a situação atual de cristãos, muçulmanos xiitas e outras minorias religiosas no Afeganistão justifica “a necessidade de um enviado especial para rapidamente começar a trabalhar, focado nas necessidades dos mais perseguidos em todo o mundo”.

Christos Stylianidis tinha sido nomeado pela Comissão Europeia, em maio passado. É natural de Nicósia, Chipre, e tem 62 anos.

O cargo de enviado especial para a liberdade religiosa foi criado em 2016, por recomendação do Parlamento Europeu, confrontado com os horrores da perseguição aos cristãos e outras minorias religiosas no Médio Oriente por elementos do Estado Islâmico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    11 set, 2021 porto 21:17
    Compreendo não publicação, mas o templo é só um, com rituais em latim ou não todos têm de aceitar as famílias todas, todas. Reconcidere, pois é certamente a pessoa certa. Que não seja aceite a rescisão.
  • Desabafo Assim
    11 set, 2021 Porto 13:00
    No primeiro todas as religiões estão de acordo, ao segundo é necessário que todos estejam de acordo em acrescentar, porque Deus é grande e vê tudo.

Destaques V+