Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas de Coimbra apela à doação de material escolar

03 set, 2021 - 12:08 • Olímpia Mairos

O objetivo da instituição da Igreja é proporcionar um início de ano letivo “digno e sem faltas de material” à comunidade migrante da freguesia da Marinha das Ondas e aos mais carenciados da baixa de Coimbra.

A+ / A-

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do projeto “Sem Diferenças E8G”, está a promover uma campanha de recolha de material escolar para ser distribuído pelas crianças e jovens das famílias migrantes da freguesia da Marinha das Ondas.

Segundo a instituição da Igreja, a iniciativa solidária visa proporcionar um início de ano letivo “digno e sem ‘faltas de material’”.

Trata-se de crianças e jovens de famílias oriundas do Nepal, Índia, Bangladesh, entre outros países, que frequentam as escolas locais.

O projeto “Sem Diferenças E8G” está a ser implementado no Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, na freguesia da Marinha das Ondas, com vista à “integração e interação da comunidade migrante com a comunidade local e também à integração dos mais novos”, através de diferentes atividades, como aulas de robótica, lanches partilhados ou oficinas de histórias.

Resposta às famílias em carência económica e fragilidade social

Também o Centro Comunitário de Inserção (CCI) da mesma instituição está a realizar uma campanha de recolha de material escolar nas suas instalações.

A ação dá continuidade ao “Projeto Somos Família” que nasceu durante a pandemia, “para dar resposta às necessidades de famílias que ficaram ou permaneceram em situações de extrema carência económica e fragilidade social”, indica a Cáritas, acrescentado que o equipamento, em funcionamento na Baixa da cidade, “apoia, neste momento, cerca de 88 famílias, com 82 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 19 anos”.

O CCI apela, por isso, à comunidade que, “durante toda a pandemia demonstrou toda a sua sensibilidade e solidariedade, para que, também agora, façam chegar às suas instalações os materiais escolares que permitirão a estas crianças e jovens ter um regresso às aulas mais digno e com tudo o que precisam”.

A instituição pede sobretudo: cadernos pautados e quadriculados; lápis de cor; canetas de feltro; lápis de grafite; esferográficas azuis, vermelhas e pretas; réguas; esquadros; compassos; mochilas; estojos; borrachas; tesouras; cola de batom e cola líquida.

Os interessados em contribuir poderão fazer chegar os seus donativos ao Centro Comunitário de Inserção, na Rua Direita, n.º 101, na baixa de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+