Tempo
|
A+ / A-

Entrevista

Papa fortaleceu o sistema judicial para combater a corrupção

01 set, 2021 - 08:30 • Filipe d'Avillez

Numa entrevista concedida à Cadena COPE, de Espanha, Francisco diz que espera "de todo o coração" que o seu antigo colaborador seja inocente, mas que a justiça decidirá.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco diz que o segredo para combater a corrupção no Vaticano passa pelo fortalecimento e a reforma do sistema judicial na Santa Sé.

Numa longa entrevista dada à Cadena COPE, e que passou esta quarta-feira de manhã, Francisco insistiu que a corrupção é uma doença em que as grandes organizações estão sempre a recair, mas que deve ser sempre combatido.

No caso particular da Santa Sé, foi necessário reformar também todo o sistema judicial, explica.

“Trata-se de fortalecer o sistema judicial do Vaticano, torná-lo mais independente e dotá-lo de melhores condições técnicas, nomear um novo procurador. Isto ajuda as coisas a avançar. A Estrutura ajudou a enfrentar esta situação, que parecia que nunca ia mudar.”

OuvirPausa
"Esperemos que estes passos dados na justiça do Vaticano ajudem a que haja cada vez menos casos… Sim, de corrupção"

Francisco acrescentou que “tudo mudou com duas denúncias de pessoas que trabalham no Vaticano e viram irregularidades.”

Foi preciso o Santo Padre encorajá-los a avançar com a denúncia, diz. “Perguntaram-me o que fazer? São pessoas de bem, estavam com medo e então eu disse que o caminho era este, não ter medo da transparência e da verdade. A verdade liberta.”

Apesar de todas as reformas, diz, não há como garantir que não volte a haver casos. “Daqui a uns anos aparecerá outro caso? Esperemos que estes passos dados na justiça do Vaticano ajudem a que haja cada vez menos casos… Sim, de corrupção, à primeira vista parece que há corrupção.”

OuvirPausa
"Espero de todo o coração que ele seja inocente, mas os tribunais vão decidir"

Falando diretamente de um dos casos mais sonantes da justiça no Vaticano nos últimos tempos, o julgamento por corrupção do Cardeal Becciu, o Papa sublinhou a amizade pessoal que tem por ele. Foi, aliás, uma reforma introduzida pelo Papa que permitiu que ele fosse levado a tribunal, embora deseje que ele seja absolvido.

"Eu quero de todo o coração que ele seja inocente. Ainda por cima ele foi meu colaborador e ajudou-me muito. É uma pessoa por quem tenho uma certa estima, como pessoa, ou seja o que quero é que tudo lhe corra bem. Mas essa é uma forma afetiva de presunção de inocência, espero que corra bem, mas agora será a justiça a decidir."

A entrevista do Papa Francisco à Cadena COPE, a rádio católica de Espanha, durou mais de uma hora. Nele o Papa falou de diversos temas, incluindo o problema da pedofilia na Igreja, o polémico acordo entre a Santa Sé e a China, a questão da eutanásia e ainda a importância de Espanha se reconciliar com a sua história.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+