Tempo
|
A+ / A-

Papa diz que um enfermeiro lhe salvou a vida quando foi operado

30 ago, 2021 - 10:49 • Marta Grosso com agências

“Sempre que o Papa está doente, há uma brisa ou um furacão de conclave”, diz Francisco a uma rádio espanhola, reagindo a especulações sobre a sua saúde e uma eventual renúncia.

A+ / A-

Veja também:



“Estou vivo”, afirma o Papa em resposta à pergunta “como está?”. Numa entrevista à rádio espanhola Cope, Francisco põe os pontos nos “is” sobre a sua saúde e diz que um enfermeiro lhe salvou a vida quando foi operado ao cólon.

“Um enfermeiro salvou a minha vida, um homem com muita experiência. É a segunda vez que um enfermeiro salva a minha vida. A primeira foi no ano de 57”, conta o Papa. Nesse ano, foi uma freira italiana que, contrariando os médicos, mudou a medicação para o curar de uma pneumonia.

No dia 4 de julho, Francisco foi operado a uma “estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante” e foi-lhe retirada parte do cólon.

Em atos recentes, o Papa apareceu totalmente recuperado, mas numa audiência desculpou-se por não poder falar de pé por estar ainda “no período pós-operatório”.

Um jornal ultraconservador italiano lançou então um rumor sobre uma eventual renúncia, ao que Francisco respondeu: “Quando um Papa está doente, sopra uma brisa ou um furacão de conclave”.

A entrevista à rádio Cope, que durou uma hora e meia, só será emitida na quarta-feira, dia 1 de setembro, mas já foi levantada a ponta do véu. Durante a conversa, “o Papa responde a tudo”, garante o jornalista Carlos Herrera, acrescentando: “chegámos com muitas perguntas e saímos do Vaticano com muitas respostas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • olha
    31 ago, 2021 paris 12:56
    E não era português?

Destaques V+