Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

AIS pede ajuda aos portugueses para responder aos “pedidos de socorro” do Haiti

01 set, 2021 - 11:09 • Olímpia Mairos

O forte sismo que atingiu o país no dia 14 de agosto provocou cerca de 2.200 mortos, mais de 12 mil feridos e destruiu ou danificou mais de 130 mil habitações. Há ainda centenas de desaparecidos. Calcula-se que 600 mil pessoas precisem de ajuda humanitária.

A+ / A-

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre apela à generosidade dos portugueses para fazer face aos pedidos de socorro que chegam do Haiti.

De acordo com o padre Jean-Jacques Saint-Louis, superior provincial dos Padres Monfortinos no Haiti, “a situação [no país] é insustentável”.

“As pessoas estão demasiado assustadas para regressarem às suas casas. Temos que providenciar comida, roupa, água, medicamentos e abrigo temporário. De momento, isto é o mais importante”, afirma o sacerdote.

Na diocese de Jérémie, onde se encontra o sacerdote, nem as estruturas da Igreja foram poupadas, apesar de serem normalmente dos edifícios mais robustos, calculando-se que cerca de metade dos templos ficaram danificados, incluindo a Catedral de São Luís, havendo dezenas de estruturas que colapsaram por completo. Entre os edifícios destruídos há várias escolas da igreja assim como centros de saúde.

Já a diocese de Las Cayes transformou-se num “autêntico cemitério a céu aberto”. Em poucas horas após o terramoto já se contabilizavam quase 700 mortos e mais de 2. 100 feridos. As populações locais, já de si muito pobres, ficaram de mãos vazias. Muitos perderam as casas onde viviam e tornaram-se sem-abrigo.

Segundo os últimos dados, mais de 11.500 habitações foram danificadas e 135 igrejas foram destruídas.

Em declarações à AIS, o cardeal Chibly Langlois refere que a maior prioridade é dar abrigo a quem perdeu tudo.

“Até ao momento, ainda não recebemos nenhuma tenda. As pessoas estão a dormir no chão. Não há água, nem eletricidade, nem comida, nem roupa”, relata o prelado.

Perante esta tragédia, a Fundação AIS lançou em Portugal uma campanha de solidariedade para dar resposta às situações mais urgentes.

Em carta enviada esta semana aos benfeitores portugueses da instituição, Catarina Martins de Bettencourt escreve que “não podemos abandonar esta igreja que luta para apoiar o seu povo nestes tempos difíceis” e recorda que a “Fundação AIS não ficou indiferente” a esta tragédia e “já atribuiu – a nível internacional – um fundo de emergência no valor de meio milhão de euros”.

A diretora do secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre agradece “de todo o coração” a generosidade dos benfeitores da AIS “para com estes irmãos em necessidade”, referindo que têm recebido “todos os dias angustiantes pedidos de socorro”, vindo de famílias do Haiti que perderam tudo neste terramoto de 14 de agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+