Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universitários de Braga fazem missão na Casa de Saúde do Telhal

10 ago, 2021 - 08:53 • Olímpia Mairos

Para os jovens, esta missão é uma “oportunidade de pôr em prática o exemplo da vida de Cristo, ao serviço dos mais frágeis e marginalizados da sociedade, neste caso concreto, as pessoas com demência”.

A+ / A-

Cinco jovens do Projeto ICTHUS, da Pastoral Universitária de Braga, vão partir em missão para a Casa de Saúde do Telhal, em Sintra.

Durante duas semanas, de 13 a 23 de agosto, vão procurar pôr “em prática o exemplo da vida de Cristo”, que abordaram ao longo do ano, ao serviço dos mais frágeis e marginalizados da sociedade, neste caso concreto, as pessoas com demência.

A coordenadora do projeto, Ângela Teles, conta à Renascença que o desafio está a entusiasmar os jovens, “porque é algo que nos motiva, que nos deixa felizes, porque vamos ter oportunidade de dar um pouco de nós aos outros”.

“Nós propusemo-nos a estar na casa e a fazer o que for necessário. A nossa missão passará por fazer algum tipo de reforço, de trabalharmos com os utentes, fazer parte da vida diária da casa”, acrescenta a responsável.

O ICTHUS é um projeto da Pastoral Universitária de Braga, lançado em 2018, que pretende levar os jovens a “fazer uma de caminhada de autoconhecimento e de aprofundamento da fé, no qual se propõe um percurso de carácter formativo de aprofundamento da vivência cristã, mas também da história da vida de Cristo”, explica Ângela Teles.

Envolve alguns jovens universitários que, ao longo do ano académico, reúnem semanalmente, refletem e partilham as suas experiências espirituais e a sua relação com Deus e a Igreja. Em síntese, a caminhada cristã a que se propõem visa o crescimento em todas as dimensões do ser pessoa.

“Nós fazemos muitas atividades em conjunto, exploramos a bíblia e procuramos trazer os ensinamentos para a nossa vida”, conta a coordenadora do projeto.

Paralelamente a este percurso, o ICTHUS promove também a reflexão sobre a cultura e a história das religiões que convivem no mesmo espaço sagrado, que é a Terra Santa.

O caminho, percorrido ao longo do ano letivo, culmina numa viagem de aproximadamente duas semanas à Terra Santa, onde os jovens têm a oportunidade de cruzar o que ouvem e acreditam com a própria história dos espaços e dos símbolos.

Os jovens do ICTHUS, este ano, não irão completar o seu percurso na Terra Santa, mas em território nacional, mais concretamente na Casa de Saúde do Telhal, onde vão ter “oportunidade de pôr em prática o exemplo da vida de Cristo, ao serviço dos mais frágeis e marginalizados da sociedade, neste caso concreto, as pessoas com demência”, conclui Ângela Teles.

A Casa de Saúde do Telhal, situada no concelho de Sintra, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, presta cuidados a cerca de 469 utentes na área de psiquiatria e saúde mental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+