Tempo
|
A+ / A-

6 de agosto. Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

05 ago, 2021 - 09:30 • Olímpia Mairos

67% da população mundial vive em países com graves violações da liberdade religiosa e os cristãos são os que mais sofrem perseguição.

A+ / A-

A Fundação Pontifícia ACN Brasil (Ajuda à Igreja que Sofre), entidade que apoia projetos da Igreja Católica em mais de 140 países, promove na sexta-feira, dia 6 de agosto, a sétima edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos.

A iniciativa que tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desafia todas as paróquias do país a promoverem e a convidarem os fiéis à participação na “corrente de oração” em favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa.

De acordo com a ACN Brasil, atualmente “67% da população mundial vive em países com graves violações da liberdade religiosa e os cristãos são os que mais sofrem as privações deste direito fundamental”.


A fundação pontifícia indica que desde há anos que “as vidas de cristãos estão em risco”, seja por milícias islâmicas radicais ou por grupos criminosos e dá o exemplo de dois casos que aconteceram no passado mês de julho e que “alertam para a importância do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos”.

“Uma irmã religiosa da Congregação das Filhas da Ressurreição foi sequestrada durante mais de uma semana na República Democrática do Congo (RDC); e um sacerdote católico, no Mali, esteve 22 dias sequestrado”, adianta a ACN Brasil.

Em declarações ao portal de notícias do Vaticano, a diretora de projetos da ACN-Internacional, Regina Lynch, refere que “os sequestros, especialmente de padres e religiosas, tornaram-se uma arma e um meio de pressão em vários países”.

“Muitos padres e religiosas desaparecem durante anos. Outros membros da igreja não sobrevivem aos sequestros. Os sequestradores alcançam o seu objetivo: aumentar o medo e o terror entre a população. Esta é uma situação preocupante”, conclui a responsável.

A ACN convida, por isso, todas as paróquias do Brasil a rezarem pelos cristãos perseguidos nas eucaristias do dia 6 de agosto, dia em que o assistente eclesiástico da ACN Brasil, Frei Rogério Lima, irá presidir a uma eucaristia, às 15 horas, com transmissão on-line pelo Youtube e Facebook da ACN.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+