Tempo
|
A+ / A-

Liberdade Religiosa

Testemunhas de Jeová condenados a 6 anos de cadeia na Rússia

30 jul, 2021 - 22:42 • Filipe d'Avillez

Moscovo tem apertado a perseguição aos membros desta denominação religiosa, que considera “extremista”.

A+ / A-

Três homens foram condenados esta semana a seis ou mais anos de cadeia, na Rússia, por serem membros ativos da religião Testemunhas de Jeová (TJ).

Um dos homens foi condenado a seis anos e os outros dois, incluindo o filho do primeiro, receberam penas de seis anos e meio. Todos estavam há mais de dois anos em prisão preventiva enquanto aguardavam o final do julgamento.

Vilen Avanesov, Aleksandr Parkov e Arsen Avaneso foram acusados de terem reativado um núcleo daquela confissão religiosa que já tinha sido forçosamente encerrada pelas autoridades.

Este é o mais recente caso de perseguição a esta denominação religiosa na Rússia, depois de em 2017 uma sentença de tribunal ter descrito o grupo como “extremista”. Um porta-voz dos TJ a nível internacional diz que há 51 fiéis do grupo detidos na Rússia e na Crimeia.

A posição das autoridades russas tem merecido a condenação da comunidade internacional, incluindo dos Estados Unidos, que colocaram a Rússia na lista de países de “especial preocupação” em termos de ameaças à liberdade religiosa especificamente por causa deste problema.

Algumas organização não-governamentais já se manifestaram contra este caso mais recente. “Estes homens nunca deviam ter passado um único minuto na prisão, porém estão detidos há dois anos. Nunca é tarde para as autoridades russas travarem estas detenções, libertar as testemunhas de Jeová que estão atrás das grades, parar os processos em curso e anular as condenações que já aconteceram”, diz Rachel Denber, vice-diretora da Human Rights Watch para a Europa e Ásia Central, em declarações reproduzidas pela agência "Religion News Service".

As Testemunhas de Jeová são uma religião que data do Século XIX. Embora se considerem cristãos, usam uma versão alterada da Bíblia e não são reconhecidos como cristãos pela maioria das confissões cristãs, incluindo a Igreja Católica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luciano Amaro
    04 ago, 2021 Guarulhos 16:35
    Não, a versão da Bíblia que as Testemunhas de Jeová usam "não é alterada". É uma versão tanto quanto todas as outras que existe, só que MELHOR! Duvida? LEIA e compare com qualquer outra. 📖 https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/livros/
  • Guilherme
    31 jul, 2021 Lisboa 22:37
    "Usam uma versão alterada da Bíblia"???? Creio que não foi por mal, mas quem escreveu esta notícia precisa de rever as suas fontes. Se tivesse pesquisado melhor, saberia que as Testemunhas de Jeová usam e distribuem várias traduções da Bíblia, algumas delas produzidas por católicos e protestantes. Além disso, a tradução mais usada pelas Testemunhas de Jeová tem sido elogiada pelos maiores eruditos a nivel internacional, como por exemplo o Dr. Jason D. BeDuhn, professor na Universidade do Norte do Arizona. Para informações credíveis sobre as Testemunhas de Jeová, visite o site oficial JW.ORG. Não dê atenção a bloggers e youtubers que engordam financeiramente à conta das calúnias que inventam todos os dias.
  • Silva Silva
    31 jul, 2021 Santarem 13:22
    Achei piada ao suguinte excerto da noticia " Embora se considerem cristãos usam uma versão alterada da biblia..." Alguém poderia explicar ao autor da noticia que para ser uma versão alterada, teria de exstir uma versão original, e que o que existe atualmete são cópias das quais são feitas as traduções usadas nos nossos dias !!!

Destaques V+