Tempo
|
A+ / A-

EUA

Ex-cardeal McCarrick acusado de agressão sexual contra adolescente

29 jul, 2021 - 19:57 • Lusa

McCarrick chegou a ser um dos clérigos mais influentes dos Estados Unidos, mas caiu em desgraça em 2017 quando se tornaram conhecidos os seus comportamentos sexuais com seminaristas e menores de idade.

A+ / A-

O ex-cardeal e ex-arcebispo de Washington Theodore McCarrick foi indiciado formalmente por abusos sexuais de menores em Massachusetts, nos Estados Unidos, segundo o jornal "Boston Globe".

O ex-prelado é o mais alto membro da Igreja Católica no país a responder formalmente por pedofilia e esta é a primeira acusação que é feita pelo sistema judicial dos EUA.

A acusação do tribunal é sobre o abuso sexual de um rapaz que tinha 16 anos à época do crime, que teria acontecido na década de 1970 durante um evento religioso no Wellesley College.

McCarrick é o primeiro cardeal nos EUA a ser acusado criminalmente de um crime sexual contra um menor, de acordo com Mitchell Garabedian, um conhecido advogado de vítimas de abuso sexual na Igreja que representa o homem que alega o abuso de McCarrick.

"É preciso muita coragem para uma vítima de abuso sexual denunciar o abuso sexual aos investigadores e prosseguir com o processo criminal", disse Garabedian por e-mail.

"Que os factos sejam apresentados, a lei aplicada e um veredicto justo emitido", salientou.

Barry Coburn, advogado de McCarrick, disse à Associated Press que "esperam tratar do caso no tribunal" e recusou-se a fazer mais comentários.

Um relatório apresentado no tribunal diz que o homem disse aos investigadores que McCarrick era um amigo da família e começou a abusar dele quando era criança.

McCarrick, 91 anos, foi destituído pelo Papa Francisco em 2019 depois de conhecido o depoimento de um antigo acólito, em 2017, que acusou McCarrick de abuso sexual na década de 1970.

Depois de conhecida esta denúncia, o Papa ordenou uma investigação detalhada que revelasse os crimes cometidos pelo ex-bispo norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+