Tempo
|
A+ / A-

Papa na Hungria e Eslováquia. Visita inclui encerramento do Congresso Eucarístico Internacional

22 jul, 2021 - 08:44 • Olímpia Mairos

Visita do Papa decorre de 12 a 15 de setembro.

A+ / A-

O programa da viagem apostólica do Papa à Hungria e Eslováquia, entre 12 e 15 de setembro, deste ano, foi divulgado e inclui um encontro ecuménico e o encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

No dia da chegada, Francisco vai encontrar-se com o presidente húngaro e com o primeiro-ministro no Museu de Belas Artes de Budapeste, a que se segue, no mesmo local, uma reunião com bispos católicos e um encontro com representantes do Conselho Ecuménico das Igrejas e comunidades judaicas.

Às 11h30, o Papa vai presidir à Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, na Praça dos Heróis.

Depois, Francisco parte para Bratislava, na Eslováquia, onde vai promover um encontro ecuménico, pelas 16h30, na Nunciatura Apostólica. Uma hora mais tarde, manterá um encontro privado com membros da Companhia de Jesus (Jesuítas), na Nunciatura Apostólica de Bratislava.

A cerimónia oficial de boas-vindas está marcada para o dia 13 de setembro, às 09h25, no Palácio Presidencial em Bratislava, a que se segue uma visita de cortesia ao chefe de Estado eslovaco e o encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e o corpo diplomático.

Às 10h00, Francisco mantém um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no jardim do Palácio Presidencial de Bratislava, onde fará o seu segundo discurso no país.

Às 10h45, o Santo Padre vai encontrar-se com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral de São Martinho, em Bratislava.

À tarde, pelas 16h00, o Papa fará uma visita privada ao "Centro Belém", em Bratislava, seguindo-se um encontro com a Comunidade Judaica, na Praça Rybné námestie.

Às 18h00, Francisco recebe na Nunciatura Apostólica o presidente do Parlamento e, quinze minutos mais tarde, o primeiro-ministro.

Na terça-feira, dia 14 de setembro, o Santo Padre parte de avião, logo de manhã, para Košice, onde vai presidir à Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo.

De tarde, o Papa vai encontrar-se com a comunidade cigana, no bairro Lunik IX, a que se segue uma celebração com os jovens eslovacos, no Estádio Lokomotiva.

O último dia da viagem do Papa, no dia 15 de setembro, começa no Santuário Nacional de Sastin, que São João Paulo II visitou em 1995, com um momento de oração e a celebração da eucaristia.

A cerimónia de despedida, no Aeroporto Internacional de Bratislava, está marcada para as 13h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+