Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco solidário com vítimas das cheias na Europa Central

18 jul, 2021 - 12:27 • André Rodrigues

As chuvas torrenciais e inundações na Europa Central já fizeram 183 mortos, a grande maioria na Alemanha.

A+ / A-

A situação que se vive na Europa Central foi lembrada esta manhã pelo Papa. Após a oração do Angelus, no Vaticano, Francisco exprimiu a sua proximidade para com as vítimas desta tragédia.

"Exprimo a minha proximidade aos povos da Alemanha, Belgica e Holanda, fortemente afetados pela catástrofe das cheias. Peço ao Senhor que acolha os defuntos e conforte os seus familiares e todos os aqueles cujas vidas foram perturbadas", disse Francisco.

As chuvas torrenciais e inundações na Europa Central já fizeram 183 mortos, a grande maioria, 156, na Alemanha. Só no estado da Renânia-Palatinado, as autoridades dão conta de mais de uma centena de vítimas mortais e 670 feridos. Cerca de 1.300 pessoas permanecem desaparecidas.

Francisco recordou, também, a situação que se vive em Cuba, na sequência dos protestos contra o regime. "Sinto-me próximo do amado povo cubano. Peço ao Senhor que o ajude a construir, em paz, diálogo e solidariedade uma sociedade sempre mais justa e fraterna", afirmou.

Também sobre os atos de violência dos últimos dias na África do Sul, o Papa pediu aos responsáveis do país que sejam promotores de paz.

Unindo-se aos bispos sul-africanos, o Papa deixou “um forte apelo a todos os responsáveis envolvidos, para que trabalhem pela paz e colaborem com as autoridades para oferecer assistência aos necessitados”.

Estima-se que haja 450 mil portugueses e lusodescendentes na África do Sul, país afetado por ações de violência armada e vandalismo, com dezenas de mortes e elevados danos materiais, depois da prisão do antigo chefe de Estado, Jacob Zuma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+