Tempo
|
A+ / A-

Bispo Forças Armadas

GNR é “presença assídua junto dos que estão sós”

15 jul, 2021 - 14:30 • Ecclesia

O elogio do bispo das Forças Armadas durante a homilia da Missa em honra da Padroeira da GNR.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR ) tem sido, nestes meses de pandemia de Covid-19, uma “presença assídua junto dos que estão sós”, afirma o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, D. Rui Valério.

“A GNR tornou-se perita em vencer o isolamento de muitas pessoas e em encurtar distâncias entre famílias isoladas e a comunidade: Garante e promove o contacto, preenche o vazio da solidão e o distanciamento nefasto”, afirmou D. Rui Valério, na homilia da Missa em honra da Padroeira da GNR, a que presidiu na igreja dos Mártires, em Lisboa.

Numa homilia enviada à Agência Ecclesia, o bispo do ordinariato castrense acrescentou que a GNR está presente “no sofrimento”, como Nossa Senhora, junto a Jesus crucificado e Portugal tem nesta força militar “a consubstanciação dessa presença junto dos mais frágeis e débeis”.

Na celebração para o Comando-Geral da GNR, D. Rui Valério sublinhou que estes militares têm sido incansáveis em “ir ao encontro das pessoas”, particularmente daquelas que se encontram em situação de maior dificuldade, para estarem próximos e “colmatar carências”, uma presença que “transmite alento, ao mesmo tempo que realiza esse desígnio tão essencial que é o de estabelecer comunhão”.

“Com Senhora do Carmo no horizonte da contemplação, vislumbramos algo de determinante na mística desta corporação: Cada militar da GNR, na dádiva incansável de oferecer ao país o superior bem da segurança e de garantir a proteção dos cidadãos, fá-lo sustentado na certeza de estar ele próprio protegido, de ser guiado na direção justa, de agir de acordo com as determinações da justiça e da verdade”, desenvolveu.

Na véspera do dia de Nossa Senhora do Carmo, o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal salienta que hoje se fala dos militares da GNR como aquelas e aqueles que, “na senda da sua Padroeira, mantêm um caráter firme e uma vida ética, alicerçando as suas vidas nos mais sólidos valores do humanismo promotor de dignidade humana”.

D. Rui Valério começou a sua homilia a recordar a visita do Papa Francisco a Fátima, em 2017, e a sua exclamação: ‘Temos Mãe!’.

“Também nós dizemos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da GNR, ‘Temos Mãe!’. A palavra ‘Mãe’ evoca um reconfortante sentido de proteção vivido por cada militar da GNR e seus familiares”, acrescentou.

A Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo esta sexta-feira e o bispo das Forças Armadas e de Segurança vai presidir a uma Missa para os Comandos territoriais da GNR do Norte, às 11h00, na igreja dos Clérigos, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+