Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santa Sé alerta: “Os homens do mar também são seres humanos”

06 jul, 2021 - 13:53 • Aura Miguel

A Santa Sé convida a indústria marítima “a facilitar as mudanças de tripulação, as vacinações e a salvaguardar e tutelar os direitos humanos e laborais dos homens do mar”.

A+ / A-

O Vaticano divulgou, esta terça-feira, a sua mensagem para o Domingo do Mar, que se assinala no próximo dia 11.

Neste texto, o cardeal Peter Turckson, prefeito do dicastério para o desenvolvimento integral, sublinha o papel incontornável da indústria marítima, como “parte vital da economia global” e agradece aos homens do mar pelo seu trabalho.

Com efeito, cerca de 90 por cento do comércio mundial realiza-se por mar e envolve cerca de 1,7 milhões de embarcados.

A Santa Sé convida a indústria marítima “a facilitar as mudanças de tripulação, as vacinações e a salvaguardar e tutelar os direitos humanos e laborais dos homens do mar”.

A Mensagem apela aos armadores, empresas, agentes e recrutadores para que considerem os membros das tripulações “algo mais do que uma simples força de trabalho” e se recordem “que são seres humanos”.

Desta Mensagem sai também um apelo aos governos e organizações internacionais para encontrarem soluções duradouras contra o flagelo da pirataria que, desde janeiro de 2021, já registou 38 ações violentas em embarcações e respetivas tripulações.

A Santa Sé pede ainda o cumprimento da Convenção sobre o Trabalho Marítimo de 2006 contra o abandono de navios e tripulações. Na verdade, alguns “armadores sem escrúpulos”, têm-se desembaraçado de navios e tripulações quando deixam de ser “economicamente sustentáveis”.

Recentemente, a Federação Internacional dos Trabalhadores dos Transportes” assinalou que, num ano de pandemia, o número de navios abandonados duplicou, passando de 40 em 2019 para 85 em 2020.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+