Tempo
|
A+ / A-

Santuário reflete sobre as “faces visíveis e invisíveis” do fenómeno de Fátima

25 jun, 2021 - 08:10 • Olímpia Mairos

Proposta formativa acontece entre 7 e 9 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI.

A+ / A-

“Os rostos de Fátima: faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular” é o tema do próximo curso de verão, a realizar no Santuário entre 7 e 9 de julho.

A iniciativa, que vai já na 6.ª edição, vai a profundar “os rostos que contribuíram para a consolidação, divulgação e estudo do fenómeno de Fátima e os rostos que, por outro lado, o criticaram o acontecimento”.

De acordo com o Santuário, “além destas análises biográficas mais específicas, serão também tratadas outras fisionomias que ajudarão a compreender como foi moldada a espacialidade do Santuário de Fátima, assim como a espiritualidade daqueles que se fizeram peregrinos da Cova da Iria, desde os papas até ao peregrino anónimo”.

Assim, durante os três dias do curso de verão, serão objeto de reflexão: as biografias de Francisco, Jacinta e Lúcia e dos opositores de Fátima, a atuação de figuras que contribuíram para a consolidação do fenómeno de Fátima, as figuras que estudaram e divulgaram o fenómeno de Fátima, a espiritualidade do peregrino de Fátima, os conteúdos da Mensagem de Fátima e outros aspetos específicos do fenómeno.

O programa formativo contempla o visionamento do documentário “Santos vizinhos: duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima”, no dia 7, e uma visita guiada à exposição “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no dia 8. Os participantes poderão também visitar os espaços museológicos do Santuário.

Os Cursos de Verão do Santuário têm periodicidade anual e são promovidos pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima. Na última edição, a iniciativa decorreu já em tempo de pandemia, e centrou-se na arte, iconografia e museologia de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+