Tempo
|
A+ / A-

Papa condena "modelo colonizador" do Canadá, após descoberta de restos mortais de 215 crianças indígenas

06 jun, 2021 - 13:15 • Ecclesia

Francisco diz que a “triste descoberta” aumenta “a consciência das dores e sofrimentos do passado”.

A+ / A-

O Papa condenou este domingo o “modelo colonizador” na relação da Igreja e da sociedade do Canadá com as comunidades indígenas, mostrando a sua tristeza pela descoberta de restos mortais de 215 crianças numa instituição católica.

“Sigo com dor as notícias que chegam do Canadá sobre a desconcertante descoberta dos restos mortais de 215 crianças, alunos da Kamloops Indian Residential School (Escola Residencial Indígena Kamloops), na província da Colúmbia Britânica”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.

Esta escola era uma instituição pertencente à rede de escolas administrada pela Igreja Católica e destinada à educação de crianças indígenas.

“Uno-me aos bispos canadianos e a toda a Igreja Católica, para manifestar a minha proximidade ao povo canadiano, traumatizado pela chocante notícia”, referiu Francisco.

Segundo o Papa, esta “triste descoberta” aumenta “a consciência das dores e sofrimentos do passado”.

“As autoridades políticas e religiosas do Canadá continuem a colaborar com determinação para trazer luz sobre este triste acontecimento, empenhando-se humildemente num caminho de reconciliação e cura”, apelou.

Os corpos das crianças indígenas estavam numa vala comum encontrada na antiga escola residencial na Colúmbia Britânica, que fechou em 1978.Francisco convidou os presentes a rezar em silêncio, por todas as crianças que morreram, as suas famílias e as comunidades autóctones canadianas.

A modalidade de internato administrado pelo governo e por autoridades religiosas, nos séculos XIX e XX, tinha por objetivo “reeducar” crianças indígenas, retiradas das suas famílias.

A Conferência Episcopal do Canadá manifestou a sua “profunda dor” perante esta descoberta, pedindo que “a verdade seja revelada”, a fim de “honrar a dignidade daqueles que perderam a vida”.

Este sábado, o Papa nomeou como seu novo representante no Canadá o arcebispo esloveno Ivan Jurkovic, um experiente diplomata que era, até agora, representante da Santa Sé junto da ONU e outras organizações internacionais, em Genebra.

O núncio apostólico, ao serviço da Santa Sé desde 1984, passou pela Bielorrússia, Ucrânia, Rússia e Uzbequistão, antes de ser nomeado pelo Papa, em 2016, como observador permanente junto em Genebra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    06 jun, 2021 Funchal 13:10
    Santo padre, todos fizeram igual. Muito triste e também traficaram escravos...

Destaques V+