Tempo
|
A+ / A-

Cristãos perseguidos

Jornada de Oração contra a violência na Nigéria

27 mai, 2021 - 18:13 • Ana Lisboa

Uma semana depois do assassinato de mais um padre, a Associação Cristã da Nigéria, de que faz parte a Igreja Católica, marcou esta iniciativa para sexta-feira, 28 de maio, e prolonga-se por três dias.

A+ / A-

A Jornada de Oração contra a violência e a "grave insegurança" que se vive na Nigéria pretende, segundo os seus organizadores, "mobilizar a comunidade cristã para uma prece comum, com o objetivo de fazer fracassar as atividades dos terroristas, bandidos, raptores, homens armados e todos os que estão contra a população, para que a Nigéria fique em paz", revela um comunicado divulgado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Sinal da "instabilidade e violência" que estão a afetar aquele país africano, houve "mais um ataque violento contra a Igreja Católica de que resultou a morte de um sacerdote e o sequestro de um padre", ambos pertencentes à Paróquia de São Vicente Ferrer de Malunfashi, no norte da Nigéria, perto da fronteira com o Níger.

O ataque foi perpetrado no passado dia 20 de maio e, até agora, continua a desconhecer-se o paradeiro do padre Joe keke, de 70 anos.

Por outro lado, foi encontrado já sem vida o corpo do padre Alphonsus Bello, de 30 anos, numa zona de terrenos agrícolas próximos da escola de catequese que funcionava na paróquia onde pertencia.

Este ataque veio "aumentar o clima de enorme insegurança que se vive na Nigéria e que atinge profundamente a comunidade cristã", sublinha a AIS.

Na mesma nota a Fundação Pontifícia refere que "a violência contra os cristãos tem normalmente a marca do Boko Haram, um grupo jihadista que procura a instauração de um califado na região norte da Nigéria, e também dos pastores nómadas muçulmanos Fulani, que atuam mais no centro e sul do país".

A AIS afirma que "a Igreja Católica tem erguido a sua voz na denúncia deste clima de insegurança, exigindo às autoridades a defesa mais assertiva das populações que se sentem como que abandonadas face à forma relativamente impune com que os grupos armados atuam e espalham o terror à sua passagem".

Segundo o Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo divulgado recentemente pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, "as perspetivas de futuro para a Nigéria não são otimistas".

"Em 2020, 60 anos após o país ter conquistado a sua independência, o direito à liberdade religiosa na Nigéria diminuiu drasticamente", pode ler-se neste documento, que aponta algumas causas para a violência terrorista, nomeadamente "a pobreza generalizada, a corrupção, a falta de segurança e uma população jovem sem direitos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+