Tempo
|
A+ / A-

Comunidade Israelita de Lisboa considera "inaceitável" incidente na Sinagoga do Porto

21 mai, 2021 - 21:18 • Lusa

Os representantes da comunidade judaica lamentam a colocação de autocolantes de uma rede antifascista alemã, "Anti Faschistishche Aktion", na Sinagoga do Porto.

A+ / A-

A Comunidade Israelita de Lisboa classificou como "inaceitável", esta sexta-feira, a colocação de autocolantes de uma rede antifascista alemã, "Anti Faschistishche Aktion", na Sinagoga do Porto, e pediu uma "investigação" e "punição" aos responsáveis por essa "atitude xenófoba".

"Este tipo de comportamento não é aceitável e merece pública censura e repúdio. As sinagogas são templos religiosos, locais de uma enorme centralidade comunitária, e não devem, em nenhuma circunstância, estar associadas a quaisquer movimentos políticos, muito menos de índole fascista", referiu o organismo, em comunicado da direção enviado à agência Lusa.

Além de expressar "solidariedade incondicional" e apoio para com a Comunidade Judaica do Porto, que apresentou queixa às autoridades na quinta-feira, a Comunidade Israelita de Lisboa apela a uma investigação e punição aos responsáveis pela "atitude xenófoba, preconceituosa, profundamente antidemocrática e atentatória de princípios de respeito, tolerância e sã convivência".

O mais recente reacendimento do conflito israelo-palestiniano, que dura há várias décadas, provocou a morte a pelo menos 232 palestinianos em Gaza, entre os quais 64 menores, e 1.620 feridos.

Em Israel, as autoridades contabilizaram a morte de 12 pessoas, entre as quais dois menores, e 340 feridos.

O cessar-fogo anunciando primeiro por Israel e depois pelo movimento islâmico palestiniano Hamas, no poder na Faixa de Gaza, entrou em vigor às 02h00 locais (meia-noite em Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+