Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos da América Latina exigem a libertação de dez religiosos sequestrados no Haiti

16 abr, 2021 - 12:21 • Olímpia Mairos

Os cinco sacerdotes, três religiosos e dois leigos foram atacados e sequestrados no passado domingo. Os sequestradores pediram um resgate de cerca de 840 mil euros (um milhão de dólares).

A+ / A-

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) exige a libertação imediata de cinco sacerdotes, três religiosos e dois leigos sequestrados no Haiti.

Em carta dirigida ao presidente da Conferência Episcopal do Haiti, D. Launay Saturné, os bispos da Améria Latina expressam profunda preocupação pelo “sequestro abusivo e criminoso”.

“Levantamos a nossa voz para rejeitar com todas as nossas forças este ato cruel e desumano que põe em risco a saúde e a vida de dez pessoas que dedicaram as suas vidas ao serviço de Deus e do próximo", pode ler-se na carta.

Os bispos exigem “a libertação imediata destes irmãos, injustamente privados da sua liberdade”, pedindo às autoridades que “façam todos os esforços” para obterem a sua libertação.

Segundo a Conferência Episcopal do Haiti, os sequestros com pedido de resgate, neste caso cerca de 840 mil euros (um milhão de dólares), tornaram-se comuns nos últimos meses, naquele país, onde as “autoridades perderam o controle da situação”.

Os dez religiosos foram atacados e sequestrados no passado domingo, quando participavam na receção ao novo pároco da região, numa ação que presumivelmente foi perpetrada pelo grupo ‘400 Marozo’, na cidade de Croix-des-Bouquets.

De acordo com os signatários da carta do CELAM, este fato torna-se mais grave por se tratar de um “sequestro por resgate”, que visa apenas “obter o pagamento de um resgate em troca da liberdade de pessoas inocentes”.

Na missiva, a presidência do CELAM expressa ainda a sua união em oração ao povo do Haiti.

“Abraçamos o povo irmão do Haiti e partilhamos o seu profundo pesar por este triste acontecimento e pelo sofrimento deste amado país que ainda não encontrou formas de ultrapassar a crise que se arrasta há vários anos e que se agravou neste tempo de pandemia, que afeta especialmente as pessoas empobrecidas e marginalizadas”, escrevem os bispos.

O presidente do episcopado haitiano já manifestou “alegria e gratidão” pela carta de “solidariedade” do CELAM.

[A carta] “deu-nos alívio e alegria de pertencer a esta grande família que é a Igreja”, disse D. Saturné, citado pelo portal de notícias do Vaticano, dando nota que continuam a manter “contacto muito estreito com as famílias e congregações envolvidas nesta situação desumana, para confortar e procurar saídas para a libertação das pessoas sequestradas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+