Tempo
|
A+ / A-

Papa reza pelas vítimas do atentado na Indonésia e pelo peso da pandemia

28 mar, 2021 - 12:00 • Aura Miguel

Francisco sublinha que é a segunda vez que a Semana Santa é vivida em contexto de pandemia mas que este ano crise económica tornou-se pesada. Santo Padre invocou as vítimas do ataque a uma igreja na Indonésia.

A+ / A-
O mal "aproveita as crises para semear desconfiança, desespero e discórdia", diz Papa Francisco
O mal "aproveita as crises para semear desconfiança, desespero e discórdia", diz Papa Francisco

“Entrámos na Semana Santa. Pela segunda vez vivemo-la no contexto da pandemia. O ano passado estávamos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise económica tornou-se pesada”, disse o Papa esta manhã, durante a oração do Angelus.

No final da missa de Ramos, com que se assinala o início da Semana Santa, Francisco sublinhou a importância de pegar na cruz, tal como faz Jesus que “carrega o mal que tal realidade comporta, mal físico, psicológico e, sobretudo, mal espiritual, porque o Maligno aproveita as crises para semear desconfiança, desespero e discórdia.” Ao imitarmos Jesus, disse o Papa,”ao longo da via sacra quotidiana, encontramos os rostos de tantos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos ao lado, deixemos que o coração se compadeça e aproximemo-nos”.

Francisco convidou os fiéis a rezar “por todas as vítimas da violência, em particular, pelas atingidas pelo atentado desta manhã na Indonésia, diante da Catedral de Makassar.”

Na manhã deste domingo, um ataque junto à catedral de Makassar, na Indonésia, fez para já pelo menos 14 feridos. De acordo com a polícia, um bombista fez-se explodir junto à igreja, na altura em que terminava a missa de domingo de Ramos.

“Sem espanto, a fé torna-se surda e a vida cinzenta”

Durante a homilia, o Papa disse que “não basta admirar Jesus; é preciso segui-Lo no seu caminho, deixar-se interpelar por Ele e passar da admiração à surpresa”.

E, para que esta Semana Santa seja vivida com Jesus, é condição fundamental o deixar-se surpreender por Deus: “Peçamos a graça do espanto. A vida cristã, sem surpresa, torna-se cinzenta. Como se pode testemunhar a alegria de ter encontrado Jesus, se não nos deixamos surpreender cada dia pelo seu amor espantoso, que nos perdoa e faz recomeçar? Se a fé perde o espanto, torna-se surda: já não sente a maravilha da graça, deixa de sentir o gosto do Pão da vida e da Palavra, fica sem perceber a beleza dos irmãos e o dom da criação”, sublinhou Francisco.

O Papa acrescentou ainda que, se no Crucificado, vemos Deus humilhado e reduzido a um descartado, “com a graça do espanto, compreendemos que, acolhendo quem é descartado, aproximando-nos de quem é humilhado pela vida, amamos Jesus, porque Ele está nos últimos, nos rejeitados, naqueles que a nossa cultura farisaica condena”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+