Tempo
|
A+ / A-

Papa quer absoluta transparência no Vaticano

27 mar, 2021 - 11:27 • Aura Miguel

Francisco quer tudo claro nos campos económico e financeiro.O sumo pontífice afirma que a Igreja católica deve sempre “inspirar-se nos princípios fundadores da vida eclesial".

A+ / A-

Na abertura do 92º ano judicial do Tribunal do Vaticano, o Papa Francisco pediu "absoluta transparência das atividades institucionais do Estado do Vaticano, especialmente nos campos económico e financeiro”.

Francisco afirmou que todas as actividades da Igreja católica devem sempre “inspirar-se nos princípios fundadores da vida eclesial e, ao mesmo tempo, levar em conta os parâmetros e ‘boas práticas’ atuais a nível internacional, e de modo exemplar”.

O Papa valorizou as modificações normativas que têm vindo a ser adoptadas nos últimos anos“, considerando que ”elas serão mais eficazes na medida em que forem acompanhadas por outras reformas na esfera penal, sobretudo na luta e repressão dos crimes financeiros, e pela intensificação de outras atividades destinadas a facilitar e acelerar a cooperação internacional entre órgãos de investigação vaticanos e instituições similares em outros países, bem como pelas iniciativas tomadas pela polícia judiciária de nosso Estado”.

Esta sessão que decorreu na Sala das Bênçãos, no Vaticano, contou com a presença do primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+