Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Páscoa

D. Manuel Clemente pede cuidado nas celebrações para evitar "novo confinamento"

22 mar, 2021 - 12:20 • Ecclesia

Cardeal patriarca de Lisboa deixa mensagem para a Semana Santa e Páscoa, a apelar que "os contactos não degenerem em contágios".

A+ / A-

Veja também:


O cardeal patriarca de Lisboa escreveu uma carta às comunidades católicas da diocese. D. Manuel Clemente pede cuidado nas celebrações de Semana Santa e Páscoa para evitar “novo confinamento” por causa da pandemia de Covid-19.

“Façamos tudo para que a pandemia não alastre e novo confinamento não se imponha. Celebrações mais intervaladas e breves, com presença limitada e fisicamente espaçada; ambientes arejados; uso de máscaras e desinfetante das mãos; comunhão na mão e omissão de aglomerações antes e depois de cada celebração”, escreve D. Manuel Clemente, numa missiva divulgada pelo Patriarcado de Lisboa.

O patriarca destaca a necessidade de recorrer aos “modos comprovados de prevenir o alastramento da pandemia”.

“Assim os observaremos, para que os contactos não degenerem em contágios”, indica.

A carta recorda as orientações que tinham sido propostas pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, no sentido de evitar ajuntamentos e limitar contactos durante as celebrações.


“Vivamos este tempo litúrgico com devoção e compromisso. As transmissões audiovisuais continuarão a complementar ou a superar a redução da presença física nas celebrações. A graça divina não tem fronteiras e recompensará o que a caridade obrigue”, sublinha D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca começa a sua mensagem com palavras de “grande proximidade e companhia” à população da diocese, “entre alegrias e esperanças, entre lutos e dores”.

D. Manuel Clemente elogia todos os que hoje repetem os gestos de Jesus, “junto dos enfermos do corpo ou do espírito”, ajudando os “necessitados de agora”.

“Jesus continuará connosco enquanto o mundo for mundo, reforçando a solidariedade humana com o seu amor novo, que vai sempre mais além do que alcançaríamos sozinhos”, aponta.

Apontando aos momentos centrais do calendário católico, que se iniciam a 28 de março, com a celebração do Domingo de Ramos, o cardeal patriarca pede atenção particular aos trechos bíblicos que a Igreja oferece na liturgia diária.

“São palavras de espírito e vida, que nos identificarão com a paixão, morte e ressurreição de Cristo, para salvação nossa e de outros através de nós”, sustenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+