Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia da Mulher

Pandemia triplicou o trabalho das mulheres

08 mar, 2021 - 18:41 • Ana Lisboa

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos escreve mensagem para o Dia Internacional da Mulher em que elogia o contributo das mulheres na resposta à Covid-19.

A+ / A-

Num comunicado escrito por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) denuncia que a pandemia triplicou o trabalho das mulheres: "além de sermos mães e trabalhadoras, assumimos a responsabilidade de sermos professoras dos nossos filhos/as no cumprimento dos seus deveres escolares, perante um sistema educativo que se trasladou para as nossas casas com as plataformas virtuais".

Além disso, há muitas mulheres e mães que "são analfabetas e/ou com limitada escolaridade o que dificulta o trabalho com as novas tecnologias (tablets, telemóveis e computadores), isto tudo porque tiveram de tirar os seus filhos das escolas".

A nota refere que esta nova condição que as mulheres tiveram de assumir, "implicou mais gastos para a já precária economia familiar".

Por outro lado, a política de confinamento levou ao agravamento da violência doméstica, o que "representou um aumento da violência intrafamiliar e abusos de menores pelos seus próprios familiares".

O texto do MMTC denuncia ainda "as políticas de segregação e criminalização da luta das mulheres".

Refira-se que o lema do movimento católico internacional para este ano é o seguinte "Mulheres líderes: Por um futuro igualitário no mundo da covid-19".

O MMTC justifica dizendo que o contributo quotidiano das mulheres "na construção de relações de igualdade e da vivência do bem-estar integral das nossas famílias, comunidades e povos continua a ser subvalorizado e ignorado por uma sociedade de consumo e de descarte".

Por isso, defende que "se deve apostar num mundo "fundamentado numa economia social e solidária, no cuidado das famílias e da nossa 'Terra Mãe', bem como na promoção das relações inter-geracionais e de equidade".

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, no qual se integra a Liga Operária Católica (LOC), tem atualmente como copresidente a portuguesa Fátima Almeida, que faz parte da LOC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+