Tempo
|
A+ / A-

​Quaresma em pandemia. Arcebispo de Évora lembra que “compromisso cristão” implica dever de cidadania

17 fev, 2021 - 11:00 • Rosário Silva

Na sua mensagem quaresmal, divulgada nesta quarta-feira de cinzas, D. Francisco Senra Coelho apresenta cinco propostas para vivenciar em tempo de confinamento. A renúncia quaresmal reverte a favor da Caritas Diocesana de Évora.

A+ / A-

“Como ser discípulo missionário da Esperança em tempo de pandemia?”, dá titulo à mensagem quaresmal do arcebispo de Évora, que, este ano, apela também à responsabilidade e dever de cidadania dos cristãos.

Numa altura em que está em curso o plano de vacinação contra a covid-19, D. Francisco Senra Coelho começa por lembrar que o sucesso do desconfinamento passa pelo “êxito da campanha nacional de vacinação”, e esta “deve merecer de todos nós um compromisso de cidadania consciente, responsável e solidário com os mais débeis e em situação urgente, bem como os seus cuidadores”.

“Importa recordar que o nosso compromisso cristão tem consequências no exercício da nossa cidadania e do testemunho autêntico de caridade”, acrescenta o prelado, dando o mote para a vivência da Quaresma 2021.

Apesar do confinamento, em que muitos experimentam, lê-se na mensagem, “momentos de assinalável aflição” e “preocupantes apreensões”, com consequências a diversos níveis, é possível “ser discípulo missionário da Esperança em tempo de pandemia.”

Nesta linha, o arcebispo de Évora afirma que a Quaresma já “não pode ser um resto arqueológico de práticas ascéticas de outras épocas”, mas sim, um “tempo favorável, (Kairós)”, onde se concretize “a experiência, pela participação, do Mistério Pascal de Cristo, tornando-se pela Fé, nosso contemporâneo.”

Este “tempo forte que nos prepara para a celebração da Festa Maior do Cristianismo, a Páscoa”, escreve o prelado, é um convite à penitência, “com decisão de conversão e emenda de vida, testemunhando a verdade desta metanoia com obras de autêntica caridade, através de gestos de partilha fraterna e solidária”.

Assim, prossegue, “a penitência não é assumida só de modo intimista e individual, mas sobretudo de modo testemunhal e eclesial.”

As propostas da Arquidiocese para viver a Quaresma

Para este tempo de pandemia, a mensagem quaresmal apresenta, ainda, cinco propostas para “o conforto e ajuda espiritual” dos cristãos.

Assim, o arcebispo de Évora vai realizar Catequeses Quaresmais, todas as quartas-feiras deste período (17 e 24 de fevereiro, e dias 3, 10, 17, 24 e 31 de março), sobre o tema do Ano Pastoral, “Discípulos Missionários da Esperança pelo Acolhimento e pela Procura”, sempre às 19:15, com transmissão nos canais digitais da Arquidiocese.

Para acompanhar as famílias em confinamento, uma outra proposta passa pelos Domingos em Família. Os Departamentos Diocesanos da Pastoral Litúrgica e da Educação da Fé dos Adultos e do Apostolado dos Leigos prepararam, para cada domingo, um auxílio que leva às famílias que o queiram, de forma virtual, “o apoio espiritual e a solicitude pastoral”.

Quanto à Renúncia quaresmal, D. Francisco Senra Coelho apela aos diocesanos que oferecem a sua, à Caritas Diocesana de Évora, a quem, de resto, é mais uma vez confiada a concretização dessa recolha, “indicando com criatividade e precisão os modos como todos poderemos participar neste gesto solidário tão urgente”.

Entre as propostas está também a realização de uma conferência com o tema “Quaresma da Morte à Ressurreição”. Está agendada para o dia 27 de fevereiro, às 21:30 e vai ser proferida pelo padre Carlos Carneiro (SJ), numa iniciativa do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil.

Por fim, a 19 de março, também às 21h30, a Igreja de São Francisco, na cidade-museu, recebe uma celebração que marca o inicio do Ano dedicado à Família, promovida pelo Departamento Diocesano da Pastoral Familiar.

Todas as iniciativas previstas para o período quaresmal vão ser transmitidas pelos canais digitais da Arquidiocese de Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+