Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vacinação nas IPSS está a “correr muito bem”, garante a CNIS

03 fev, 2021 - 19:22 • Henrique Cunha

O padre Lino Maia diz que as polémicas que têm afetado o programa de vacinação não chegam aos lares e que “não é um ou outro abuso que vai fazer condenar um processo que está a decorrer bem.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social – assegura que o processo de vacinação nos lares “está a correr muito bem”.

Em declarações à Renascença, o padre Lino Maia afirma que “não é um ou outro abuso que vai fazer condenar um processo que está a decorrer bem”.

Ainda assim, o responsável “repudia todas as situações de abuso”.

“Qualquer desvio, qualquer abuso deve ser absolutamente condenado”, sublinha o padre Lino Maia que, contudo, considera que “são mais as vozes do que as nozes”, pois no que diz respeito “às IPSS, mutualidades, misericórdias e cooperativas de solidariedade social, o processo está a correr muito bem”.

O Presidente da CNIS entende que há dirigentes das instituições que devem ser vacinados nesta fase, nomeadamente os “dirigentes que fazem com que a instituição funcione” e que estão em contacto permanente com os utentes e funcionários. O padre Lino Maia revela que partilhou essa sua opinião com o primeiro-ministro e com o presidente da “Task Force”, Francisco Ramos, que entretanto se demitiu precisamente por causa das irregularidades que se têm verificado no processo, sendo substituído pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Quanto à vacinação, o Presidente da CNIS entende ser possível concluir o processo até ao dia 6 de março – dia em que foram suspensas as visitas em 2020 – apesar da dificuldade que os cerca de 364 surtos ativos em lares podem significar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+