Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa alerta para perigo dos extremismos e populismos

27 jan, 2021 - 10:12 • Aura Miguel

Na audiência geral desta quarta-feira, Francisco lembrou o dia da festa da libertação de Auschwitz e as propostas ideológicas que acabam por destruir o povo e a humanidade.

A+ / A-
Papa sobre Auschwitz: "Recordar é também estar atento, porque estas coisas podem acontecer outra vez"
Papa sobre Auschwitz: "Recordar é também estar atento, porque estas coisas podem acontecer outra vez"

Para assinalar o Dia da Memória e as vítimas do Holocausto, no aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, o Papa Francisco alertou, na manhã desta quarta-feira, para os riscos de os horrores do passado poderem regressar.

No final da audiência geral, o Santo Padre denunciou certas propostas ideológicas em nome do povo, mas que acabam mal para o povo e para todos.

Neste contexto, considera fundamental fazer memória e recordar o que se passou, para que não volte a acontecer.

“Recordar é uma expressão de humanidade, é sinal de civilização, é condição para um futuro melhor de paz e de fraternidade”, disse o Papa.

“Recordar é também estarmos atentos, porque estas coisas podem acontecer outra vez, começando por propostas ideológicas que querem salvar um povo e acabam por destruir o povo e a humanidade”.

Por fim, deixou um alerta em jeito de apelo: “estejam atentos a como tudo começou… a esta estrada de morte, de extermínio, de brutalidade.”

Estima-se que 1,3 milhões de pessoas tenham sido enviadas para o campo de concentração polaco em Auschwitz, onde terão morrido mais de um milhão de prisioneiros, incluindo 960 mil judeus, além de polacos, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e outros europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+