Tempo
|
A+ / A-

JMJ Lisboa

Hino da Jornada Mundial da Juventude traduz a “pressa” do encontro

27 jan, 2021 - 11:01 • Filipe d'Avillez

A música nasceu na diocese de Coimbra e inspira-se na passagem do Evangelho que diz que Maria partiu “apressadamente” para estar com a sua prima Isabel, que estava grávida.

A+ / A-
"Há Pressa no Ar”. Oiça aqui o Hino da JMJ Lisboa 2023
"Há Pressa no Ar”. Oiça aqui o Hino da JMJ Lisboa 2023

Foi apresentado esta quarta-feira, em Lisboa, o hino da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Portugal em 2023.

O tema chama-se “Há pressa no ar” e traduz, dessa forma, a pressa do encontro, inspirado no “Sim” de Maria a Deus e na forma como ela partiu “apressadamente” para ir ter com a sua prima Isabel, que estava grávida de João Baptista.

O hino é da autoria de uma dupla da diocese de Coimbra, o padre João Paulo Vaz, que fez a letra e o professor e músico Pedro Ferreira.

Pedro Ferreira, de 41 anos, explica que criou primeiro a música, “sozinho ao piano”, com o objetivo de “congregar, unir uma comunidade”.

Com a melodia feita voltaram-se para o padre João Paulo Vaz, que fez a letra. “Não alterando em nada a melodia, e com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”, recorda o sacerdote, de 51 anos.

“O tema da edição de Lisboa [‘Maria levantou-se a partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)] levou-me a rever a minha relação com a Mãe e, portanto, o processo criativo da letra tornou-se um tempo de oração muito profundo para mim.”, diz ainda o padre.

Por fim recorreu-se à ajuda de Carlos Garcia, que tratou dos arranjos. “Ao ouvir o tema, o Carlos acaba por se apropriar da melodia e num trabalho notável – não lhe mexe na estrutura, na forma – enriquece-a de uma forma única”, sublinha Pedro Ferreira.

Participação geral na gravação

O hino foi escolhido em concurso por um júri formado por profissionais da área da música, escolhidos pela organização da Jornada Mundial da Juventude. Aos criadores “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação” e mais de 100 pessoas participaram.

A versão final foi gravada em estúdio e contou com participantes especiais, muitos dos que também submeteram candidaturas aceitaram incorporar o coro, apesar de não terem ganho o concurso, num bom exemplo do espírito que anima um evento como as jornadas.

O hino foi gravado em duas versões, uma integralmente portuguesa e outra em vários idiomas, incluindo o inglês, espanhol, francês e italiano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+